Pinturas nas paredes da Praça da Cultura de Balneario Camboriu homenageiam artistas

61
Parceiros:

Pinturas nas paredes da Praça da Cultura de Balneario Camboriu homenageiam artistas

Figuras ilustres do cinema, teatro, literatura e música estão dando vida às paredes da Praça da Cultura, na Avenida da Lagoa em Balneário Camboriú. Mestre do suspense, o cineasta britânico Alfred Hitchcock (1899-1980) já pode ser observado em um dos muros. No sábado passado (05), o artista plástico Luis Felipe Berejuk grafitou o cineasta, diretor de filmes como “Um Corpo Que Cai”, “Psicose” e “Janela Indiscreta”.

“A intenção foi usar as cores preta, branca e cinza e fazer uma arte de resposta mais rápida e simples, sem muito detalhe, para homenagear o cineasta. A ideia é instigar as pessoas a questionarem sobre a arte, sobre o que elas veem. As pessoas iam passando e vendo o trabalho sendo feito. Foi legal essa interação com o público”, diz Berejuk, que fez uma live painting, uma pintura ao vivo.

A proposta de homenagear nomes de todas as artes é da Fundação Cultural, que administra a Praça da Cultura. Charlie Chaplin (1889-1977), ator, comediante e roteirista britânico também enfeita uma das paredes. A imagem do artista começou a ser pintada esta semana pelos artesãos Guilherme Lisboa e Luiz Carlos de Oliveira e ainda não foi finalizada. A escritora brasileira Cora Coralina (1889-1985) será em breve uma das homenageadas.

A Praça da Cultura possui outras obras, como o grafite do rosto de uma mulher simbolizando o pensamento livre, do artista plástico Diego José Koraleski, conhecido como Diant. Os pontos turísticos de Balneário Camboriú também foram pintados, pelas mãos do artista plástico Maurício Loureiro. Além dessas pinturas, que começaram em abril e fazem parte das ações de revitalização do espaço, a Praça da Cultura possui um muro grafitado com personagens do folclore catarinense, retratados por Diant em 2016.