Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

9 Prêmio Bornancini de Design reuniu mais de 500 participantes no Nau Live Spaces

Dos 725 projetos inscritos, 186 foram premiados na tarde e noite do último sábado.

Uma tarde dedicada ao design, criatividade, música e moda. Assim foi o 9º Prêmio Bornancini de Design 2022, que retomou para a modalidade presencial nesta edição. Ao todo, foram mais de 700 trabalhos inscritos de 13 estados brasileiros e mais o Distrito Federal, entre profissionais e estudantes, que concorreram entre mais de 10 categorias diferentes. Destes, 186 foram se destacaram e levaram o troféu para casa.

A designer de produtos Celine Muller de Santa Catarina, ganhou o prêmio ouro na categoria design de ambiente profissional. Essa foi a segunda vez que a catarinense participou do Prêmio e a primeira vez que levou o troféu para casa. “É muito gratificante ver nosso trabalho ser reconhecido. Passa um filme em nossa cabeça de todo o empenho que tivemos. Foram noites sem dormir, mas que valeram a pena”. Na categoria de design de moda, a estudante Francisca Latmann, da ESPM,  ganhou o troféu de ouro. “Estou realmente muito surpresa, não imaginava que ganharia e estou muito feliz. Meu projeto tem muito sentimento, pois é inspirado no amor dos meus avós e desenvolvi ele na pandemia, quando não era possível ver minha avó pessoalmente”, explicou.

Marcello Dantas, curador da Bienal de Porto Alegre, esteve presente no evento e foi o responsável pela entrega do prêmio para Giuliana Pachá, na categoria de design de moda, jóias e acessórios profissionais, pela criação de uma linha exclusiva inspirada na mostra. Essa foi a primeira vez que a designer participou do prêmio. “Fiquei muito feliz e honrada com o reconhecimento e a gentileza dele em me entregar o troféu. Foi a junção perfeita entre Design e Arte, totalmente representado no que pensei para os óculos”. 

A cerimônia de premiação iniciou com a emoção de ter um auditório lotado novamente, com aproximadamente 500 pessoas, além de mais de 2000 espectadores ao longo da noite. Além do marco de voltar ao modelo presencial, pela primeira vez na história o Prêmio Bornancini foi introduzido por duas designers, Camila Farina e Marianne Gaspary e apresentado pela atriz Valéria Barcellos, mulher transexual e negra, que, ao subir no palco foi ovacionada pelos presentes. A curadora de design independente e diretora da Associação dos Profissionais de Design do Rio Grande do Sul (APDesign), Camila Farina, abriu a premiação destacando o evento presencial. “Depois de tanto tempo fechados em nossas casas e escritórios, hoje vamos poder celebrar o design nacional aqui juntos. Este que é um dos prêmios mais importantes do design brasileiro e estamos imensamente felizes e animados com esse encontro”, finalizou. Marianne reforçou a importância de darmos mais espaço para as mulheres e para os negros no design.

Segundo o presidente da APDesign, Felipe Amaral, este foi o evento com maior número de pessoas. “Pensamos em um evento dinâmico, cheio de conteúdos e experiências. O Prêmio Bornancini de Design elevou o nível do design gaúcho e brasileiro e não é atoa que estamos com o auditório lotado”, destacou. 

Antes do início das premiações, a APDesign prestou uma homenagem a família Bornancini e Petzold, que emocionados subiram ao palco para receber as palmas das mais de 500 pessoas presentes. Bornancini e Petzold se dedicaram durante quatro décadas ao design gaúcho. Maria Isabel Petzold, esposa do designer, expressou a sua gratidão com a homenagem. “Estamos muito felizes com a homenagem.Também porque Bornancini e Petzold passaram mais de metade de suas vidas criando, juntos, uma infinidade de produtos e a APDesign conseguiu uni-los novamente neste prêmio.”

O evento contou com palestras e intervenções de profissionais referência no mercado do design nacional e internacional, como Fred Gelli, Joan Costa, Arnaldo Bastos, Jaakko Tammela, Bárbara Wolff Dick, e Alexander Guazzelli.

O prêmio foi jurado por mais de 100 profissionais de diversos países diferentes e alguns estiveram presentes no evento, como Mariana Prestes, Alice Floriano, Bruno De Lazzari, Sandro Fetter, Roberto Bastos, Gustavo Amaral, Natália Porto, Celso Dornelles, Stefanny Lopes, Rodrigo Cury, Liliane Basso, Luciane Zorzo, Júlia Webber, Isabela Rodrigues, Guilherme Parolin, Gabriel Musskopf, Daniela Lompa Nunes, Cristiane  Zeni, Paula Langie, Ghissia Hauser e Roberta Hentschke. Após, a festa de encerramento aconteceu no Agulha Bar, com a DJ Micha CNR de Rio Grande.

Sobre o Prêmio Bornancini de Design

Com realização bienal, o Prêmio Bornancini de Design tem por objetivo reafirmar o papel do design como propulsor de inovação, visando a concretização de uma sociedade melhor para todos. A premiação possui habilitação para projetos de Profissionais, Estudantes e também para  trabalhos de Pesquisa Científica – Stricto Sensu. É uma iniciativa da  Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul (APDESIGN), e foi instituída em 2006, em homenagem ao ilustre profissional gaúcho José Carlos Mário Bornancini, maior referência do design no Rio Grande do Sul e um dos mais expressivos designers brasileiros.

Posts Relacionados

Vai aí um pastel sabor de vento?

Diário da Cidade

Sodiê Doces lança linha Bolos Regionais celebrando sabores do Brasil

Diário da Cidade

Miss Flamengo detona artistas famosos que estão no Rio Grande do Sul: “bando de sanguessugas”

Teatro de Balneário Camboriú recebe espetáculo A Bela e a Fera nesta sexta

Teatro Municipal de Itajaí sedia espetáculo João e o Pé de Feijão neste domingo (19)

De Deborah Secco a Carol Paiffer, as mulheres que são destaque no Empreende Brazil Conference

Restaurante de Itapema faz da gastronomia uma obra de arte

SHED apresenta festa neon com show da dupla Danilo & Davi nesta sexta-feira

Joinville (SC) recebe evento nacional sobre produção artesanal de cerveja a partir de amanhã (16)

Decoração escandinava: quais as características e como aplicar na casa