Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Cineclube Filosofia estreia nesta quarta-feira; entrada é gratuita

A partir desta quarta-feira (25) e até outubro de 2022, filmes de ficção, animações e produções experimentais serão exibidos na tela grande de cinema da Arthousebc (Rua São Paulo, 581, Bairro dos Estados, Balneário Camboriú), com o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC).

A primeira sessão vai ser com o filme “Como era gostoso o meu francês”, de Nelson Pereira dos Santos, às 19h30. As exibições têm entrada gratuita e fazem parte do projeto “Cineclube Filosofia: Identidades, Fronteiras e Alteridades” (confira no fim do texto a programação completa).

No “Cineclube Filosofia”, serão apresentados e discutidos filmes com temáticas relacionadas à construção de identidades e produção de alteridades, de acordo com o proponente do projeto, Aliakim de Sá. As discussões começam após cada exibição, com a participação de convidados de diferentes áreas, como professores, psicólogos e artistas.

Conforme o curador do projeto, Bruno Reiser, foram selecionados filmes que tratam da aproximação ou do confronto entre culturas e identidades, além dos confrontos de identidade dentro do próprio indivíduo. “Cinema e sociedade questionam-se e entram em tensão dialética constante na medida em que o cinema reflete a sociedade e essa tem naquele uma de suas formas mais preponderantes de expressão de si mesma”, comenta Bruno.

A programação completa com agenda, fotos, sinopses, trailers e cartazes dos filmes pode ser conferida no site www.arthousebc.com . “Desejo que o cineclube se torne uma referência na cidade e ocorra a cada ano, com temáticas contemporâneas diversas”, diz Aliakim.

FILMES PROGRAMADOS:
(informações completas dos filmes no site www.arthousebc.com )

25/05 – 19h30 – Como era gostoso o meu francês (de Nelson Pereira dos Santos, 1971, 84 min)
15/06 – 19h30 – Profissão: repórter (The passanger, de Michelangelo Antonioni, 1975, 126 min)
06/07 – 19h30 – O planeta selvagem (La planète sauvage, de René Laloux, 1973, 72 min)
27/07 – 19h30 – Sermões: a história do Padre Antônio Vieira (de Julio Bressane, 1989, 78 min)
17/08 – 19h30 – O inquilino (Le locataire, de Roman Polanski, 1976, 126 min)
07/09 – 19h30 – Aguirre: a cólera dos deuses (Aguirre: der Zorn Gottes, 1972, de Werner Herzog, 95 min)
28/09 – 19h30 – Persona (Ingmar Bergman, 1966, 85 min)
19/10 – 19h30 – Mary e Max: uma amizade diferente (Mary and Max, de Adam Elliot, 2009, 92 min)

SOBRE O FILME DESTA QUARTA-FEIRA

“Como era gostoso o meu francês”, de Nelson Pereira dos Santos (Aventura, Drama – 84 min – 16 anos – Brasil – 1971 – Condor Filmes)
Sinopse: No Brasil de 1594, um aventureiro francês fica prisioneiro dos Tupinambás. Enquanto aguarda para ser executado, o estrangeiro aprende os hábitos dos índios e se une a uma indígena, que tenta ajudá-lo a fugir. / Trailer: https://youtu.be/N4I9qEuZ3vY
Curiosidade: Quase todos os diálogos são escritos e falados na língua indígena nativa brasileira Tupi, traduzido pelo cineasta pioneiro brasileiro Humberto Mauro. O filme foi ameaçado de ser vetado pela censura brasileira por retratar abundante nudez frontal, uma questão que foi ridicularizada por historiadores e pesquisadores de povos nativos brasileiros.
Direção: Nelson Pereira dos Santos / Roteiro: Humberto Mauro e Nelson Pereira dos Santos/ Direção de Fotografia: Dib Lutfi / Produção: Luiz Carlos Barreto, Cesar Thedim / Trilha Sonora: Guilherme Magalhães Vaz / Montagem: Carlos Alberto Camuyrano.

Posts Relacionados

Vai aí um pastel sabor de vento?

Diário da Cidade

Sodiê Doces lança linha Bolos Regionais celebrando sabores do Brasil

Diário da Cidade

Miss Flamengo detona artistas famosos que estão no Rio Grande do Sul: “bando de sanguessugas”

Teatro de Balneário Camboriú recebe espetáculo A Bela e a Fera nesta sexta

Teatro Municipal de Itajaí sedia espetáculo João e o Pé de Feijão neste domingo (19)

De Deborah Secco a Carol Paiffer, as mulheres que são destaque no Empreende Brazil Conference

Restaurante de Itapema faz da gastronomia uma obra de arte

SHED apresenta festa neon com show da dupla Danilo & Davi nesta sexta-feira

Joinville (SC) recebe evento nacional sobre produção artesanal de cerveja a partir de amanhã (16)

Decoração escandinava: quais as características e como aplicar na casa