Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Por que os vira-latas fazem sucesso?

Além das características positivas e de uma data exclusiva, cães e gatos sem raça definida ganham campanha que os homenageia

Eles já representam cerca de 40% dos cães nos lares brasileiros, segundo levantamento do Instituto Qualibest (2019), e já têm até uma data especial: em 31 de julho é celebrado o Dia do Vira-lata. A comemoração tem o objetivo de valorizar e incentivar a adoção dos cães e gatos sem raça definida (SRD), que ganharam o apelido de vira-latas por serem comumente vistos revirando latas de lixo em busca de alimentos para sobreviverem, quando abandonados ou nascidos nas ruas.

Mas afinal, quando um animal é considerado sem raça definida? Segundo a médica veterinária e consultora da rede de farmácias de manipulação veterinária DrogaVET, Farah de Andrade, podemos considerar sem raça definida os cães e gatos mestiços (animais provenientes do cruzamento de duas ou mais raças e que ainda apresentam características das mesmas), animais nos quais já não é possível identificar o traço de alguma raça e também os cães com misturas propositais como, por exemplo, o labradoodle – cruzamento de labrador com poodle.

Saúde e personalidade dos pets sem raça definida

É comum ouvirmos dizer que animais sem raça definida dificilmente ficam doentes. Até que ponto isso é verdade? A veterinária esclarece: “Filhotes de cães e gatos de raça não herdam apenas as características físicas dos pais, mas também toda a carga genética de doenças daquela raça e de seus genitores. Já os cães e gatos sem raça definida vêm de uma mistura de genes de raças diferentes e, quanto maior for essa mistura, menor carga genética das raças será herdada. Desta forma, os vira-latas podem ser considerados mais resistentes a doenças genéticas, porém isso não significa que não venham a desenvolver alguma delas”.

A maior resistência a doenças, no entanto, não dispensa os cuidados com a saúde dos vira-latas. “Os cães e os gatos sem raça definida são tão suscetíveis a doenças infectocontagiosas quanto os pets de raça, por isso cuidados com vacinação, controle de pulgas e carrapatos, prevenção de endoparasitas e uma alimentação saudável são fundamentais para eles também”, alerta Farah.

A mistura de raças dos vira-latas confere características físicas variadas, o que os torna ainda mais exclusivos. Já a personalidade também pode variar bastante: além da influência da combinação de raças, cães e gatos sem raça definida que foram resgatados de situações de abandono ou maus-tratos, podem desenvolver traumas e fobias. “O ambiente em que cresceram afeta significativamente a personalidade dos pets, porém com muito carinho, paciência e orientação de adestradores é possível amenizar esses traumas e transformar a vida desses bichinhos. O mais importante é dar a eles a chance de terem uma família. Eles certamente irão retribuir com muita gratidão e amor”, comenta Farah.

 

Campanha homenageia o vira-lata caramelo 

Os pets SRD ganharam a fama de serem muito amorosos, mas também de se envolverem em situações engraçadas. Os vira-latas caramelo, por exemplo, ilustram muitos memes nas redes sociais e atualmente protagonizam a campanha de marketing da rede de farmácias de manipulação veterinária DrogaVET. Com o tema “Vira-lata caramelo: mais que uma cor, uma prova de amor”, a marca desenvolveu diversas ações de marketing com o objetivo de valorizar e homenagear os pets. “Buscamos trazer toda a carga emocional a que o ícone vira-lata caramelo nos remete para criar uma campanha leve, divertida e cheia de emoção e interação”, revela o CEO da Deepzo, martech que atende a conta da rede de farmácias, Thiago Balero Joaquim. A campanha envolve a criação de uma comunidade para apaixonados por vira-lata caramelo, na qual são divulgados conteúdos informativos e interativos e a possibilidade de realizar missões que acumulam pontos, denominados caramelos, que podem ser trocados por prêmios.

Reconhecida por oferecer aos tutores a possibilidade de manipular medicamentos veterinários com formas farmacêuticas e flavorizantes que agradam aos pets, a DrogaVET desenvolveu uma calda no sabor caramelo para complementar a campanha. A marca também aproveita o Dia do Vira-lata para lançar dois minidocumentários: Meu Pet é uma Peça e Amor Além da Vida.

Com histórias reais de influencers digitais e tutores de pets, os documentários revelam histórias divertidas e cheias de emoção de cães e gatos que já aprontaram alguma situação engraçada ou que são fundamentais para a saúde e o dia a dia de seus tutores. “Temos certeza que o público vai se identificar com algumas histórias, rir e também se emocionar.

É uma forma de celebrarmos a relação de amor e amizade entre humanos e pets e essa data em especial”, completa Joaquim. Os audiovisuais estarão disponíveis no Youtube: www.youtube.com/drogavetsaudeanimal

Posts Relacionados

Vai aí um pastel sabor de vento?

Diário da Cidade

Sodiê Doces lança linha Bolos Regionais celebrando sabores do Brasil

Diário da Cidade

Miss Flamengo detona artistas famosos que estão no Rio Grande do Sul: “bando de sanguessugas”

Teatro de Balneário Camboriú recebe espetáculo A Bela e a Fera nesta sexta

Teatro Municipal de Itajaí sedia espetáculo João e o Pé de Feijão neste domingo (19)

De Deborah Secco a Carol Paiffer, as mulheres que são destaque no Empreende Brazil Conference

Restaurante de Itapema faz da gastronomia uma obra de arte

SHED apresenta festa neon com show da dupla Danilo & Davi nesta sexta-feira

Joinville (SC) recebe evento nacional sobre produção artesanal de cerveja a partir de amanhã (16)

Decoração escandinava: quais as características e como aplicar na casa