Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

120 voluntários auxiliam no funcionamento da Casa da Família

O trabalho voluntário estimula o exercício da cidadania, solidariedade e envolvimento comunitário. Um exemplo em Balneário Camboriú que tem como pilar o voluntariado é o Centro de Inteligência Emocional Casa da Família, da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social.

No local, são ofertadas mais de 170 oficinas gratuitas à população, muitas delas ministradas pelos 120 voluntários que auxiliam no funcionamento da Casa. Professores de idiomas, amantes das artes, escritores, psicólogos, instrumentistas, dançarinos, hipnoterapeutas, entre outros. Pessoas dedicadas, que doam seu tempo e talento, de maneira espontânea e não remunerada, em prol de causas de interesse social e comunitário.

Assim como a Casa da Família, muitas outras instituições precisam do trabalho voluntário para um bom funcionamento. “Os voluntários são a alma da Casa da Família. Aqui nós valorizamos esse ato, porque ele tem sido muito importante para nós. A maioria das nossas oficinas são ministradas por voluntários, pois o poder público não conseguiria ofertar tal magnitude se não fosse por esse ato de amor”, explica a secretária de Inclusão Social, Christina Barichello.

“Essas pessoas dão amor, contribuem com a espertize de diferentes áreas, e se tornam esses vários braços que abraçam a sociedade. De alguma forma, por meio do trabalho voluntário, nós somos conectados. Definitivamente, um trabalho crucial para o funcionamento da Casa da Família. Aproveito e agradeço imensamente a todos os voluntários que nos ajudam”, finaliza Christina.

A psicóloga Raieli Bressan é voluntária no Programa Abraço à Mulher e auxilia no acolhimento às vítimas de violência de gênero em Balneário Camboriú. “Eu soube deste trabalho de apoio e acolhimento as mulheres que era feito aqui na Casa por meio do Abraço e logo quis fazer parte. Como psicóloga e mulher, me interesso e estudo muito a temática, por isso, quis me envolver e poder colaborar com a causa”, compartilha Raieli.

Com intenção de proporcionar lazer e diversão para as pessoas, Aguida Cristina Fuhr dá aulas voluntárias de FitDance na Casa da Família há três meses. “Meu objetivo é entregar um pouquinho do que eu sou para o mundo. Eu amo fazer dança, é algo que me faz muito feliz, e eu sei que tem outras pessoas que também gostam. Por isso faço esse trabalho, para que outros também possam dançar, se divertir, reecontrar os amigos e ser muito feliz”, pontua Aguida.

Desenvolver novas habilidades, ajudar uma causa que te inspira, conhecer pessoas interessantes, se conectar com a sua comunidade e expandir seus horizontes estão entre as razões para se praticar o voluntariado.

Em Balneário Camboriú, o trabalho voluntário é instituído pela Lei Municipal nº 4.356/2019.

A Casa da Família atende à população de segunda a sexta-feira, das 7h às 00h, na Rua 3.100, nº 876 – Centro. Confira em anexo o cronograma com as oficinas.

Posts Relacionados

Netmak transfere matriz para Camboriú e prevê chegar a R$ 45 milhões de faturamento

Edson Piriquito reverte inelegibilidade e poderá concorrer às eleições de 2024

Homem e travesti se envolvem em conflito por desentendimento comercial em Balneário Camboriú

Funcionário agredido no Hospital Ruth Cardoso por padrasto de criança internada

Caminhonete-fumacê percorre ruas do Bairro Nova Esperança na noite desta quarta

Sessão da Câmara de BC aprova veto e projeto de Concessão do Estádio Municipal

Balneário Camboriú é destaque no Campeonato Estadual de Judô

Balneário Camboriú recebe a Pastel, primeira Feira Vegana da cidade, neste sábado

Shows musicais serão realizados em Camboriú para ajudar o Rio Grande do Sul

Projeto incentiva ciências exatas entre meninas em Balneário Camboriú