Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Operação em BC e Itajaí desarticula organização investigada pelo envio de 17 toneladas de cocaína para a Europa

Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram nesta quinta-feira (30/03), em Rio Grande/RS, Balneário Camboriú e Itajaí/SC, a Operação Hinterland, com o objetivo de coibir crimes de tráfico internacional de drogas da América do Sul para a Europa e lavagem de dinheiro promovidos por operadores que se utilizavam de empresas de logística marítima sediadas nos portos de Rio Grande (RS) e Itajaí (SC).

As apurações realizadas pela Receita Federal do Brasil constataram a incompatibilidade entre o volume de recursos recebidos e a operação de diversas empresas utilizadas pelo grupo criminoso. Empresas de fachada e o uso de interpostas pessoas com o intuito de ocultar a origem de valores obtidos com a prática criminosa e de bens adquiridos para usufruto de membros da quadrilha também foram evidenciadas. Além disso, verificou-se a realização de operações de exportação incoerentes sob o ponto de vista comercial, com o objetivo de encobrir o envio de carga ilegal.

No entanto, o fato sem precedentes verificado com a deflagração desta operação, no que se refere às atividades de controle aduaneiro realizadas pela Receita Federal, foi o envolvimento direto de um dos principais grupos empresariais de logística portuária do sul do Brasil com o tráfico internacional de drogas. O grupo empresarial, irrigado com expressivo volume de recursos advindos da atividade criminosa, encontrava-se em franca expansão, planejando inclusive adquirir direitos de concessão para operações portuárias.

Para o desenvolvimento e execução da Operação Hinterland, celebraram-se termos de Cooperação Jurídica e Policial Internacional com a Alemanha, Paraguai, França e Espanha, possibilitando a execução de diversas medidas no exterior.

A operação contou com a participação de 200 policiais federais e 12 auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal, que cumpriram 19 mandados de prisão preventiva e 37 mandados de busca e apreensão no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Amazonas e Rondônia, além de Assunção no Paraguai.

Foram executadas ordens judiciais para o sequestro de 159 bens móveis e imóveis como aeronaves, automóveis, apartamentos e áreas rurais avaliadas em mais de 500 milhões de reais, além do bloqueio de contas bancárias vinculadas a 140 CPFs e CNPJs.

Posts Relacionados

Balneário Camboriú Sedia 30ª BNT Mercosul nos Dias 24 e 25 de Maio

Diário da Cidade

UBS Central estará aberta para vacinação contra a gripe neste sábado

Diário da Cidade

Mais de 700 tainhas são capturadas em Taquaras

Abertas as inscrições para o Encontro de Bateristas em Itajaí

3ª Virada Afrocultural de Itajaí será dia 25 de maio com 12 horas de programação

Prefeituras de Bombinhas e Penha e concessionárias Águas de Bombinhas e Águas de Penha emprestam Estações de Tratamento de Água para o RS em ação solidária

4ª edição do Degusta Camboriú revela 16 estabelecimentos que irão promover uma viagem gastronômica pelas cinco regiões do Brasil

Projeto oferece oficina gratuita de teatro para crianças em Balneário Camboriú: inscrições estão abertas

Festival em SC apresenta 8 espetáculos gratuitos e traz 4 artistas internacionais

Com etapa em Itajaí, cartórios iniciam maior ação de regularização de moradias no Estado