Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Agronegócio catarinense é debatido em reunião regional da Faesc no norte do Estado

Assim como nas demais regiões de Santa Catarina, a situação de insegurança na área rural também é uma constante no norte catarinense. O tema foi um dos principais focos da reunião regional da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) promovida recentemente em Mafra, com a participação de líderes de 13 Sindicatos Rurais da região. O encontro foi coordenado pelo presidente José Zeferino Pedrozo.

“É uma situação que nos preocupa. Apuramos que os crimes contra a vida humana, o patrimônio privado, a liberdade e a saúde pública aumentam nas comunidades rurais catarinenses, afetando famílias de trabalhadores, produtores e empresários do setor primário”, destacou o presidente.

Segundo Pedrozo, a Federação se reuniu com o governo do Estado e os órgãos policiais para que sejam elaboradas medidas de segurança. Uma delas é a cartilha de orientação à população rural. “Queremos que os nossos produtores estejam precavidos e tomem as atitudes necessárias para evitar mais danos”, complementou.

Também foram tratados assuntos relacionados ao convênio da Faesc e dos Sindicatos Rurais com o Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (ICASA) para instituir no território barriga-verde o programa de apoio ao produtor para sanidade agropecuária.

Outra situação abordada foi a necessidade que os Sindicatos Rurais da região sentem de parques industriais para o agronegócio. “A região norte tem como vocação a produção de milho e trigo. Os produtores pontuaram a importância de que as agroindústrias invistam na região”, pontuou Pedrozo.

A produção da região é bastante tecnológica e com potencial de crescimento. “É uma região produtiva, o clima não sofre muitas alterações. Eles não possuem seca ou problemas climáticos mais graves o que garante a produção”, reforçou o presidente.

O Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) também foi explanado durante a reunião. A iniciativa é nova no Estado e, na região norte, está em processo de implantação. “Até o momento temos o programa com foco em ovinos no município de Mafra, gado de corte em Major Vieira e fruticultura nos municípios de Campo Alegre e Irineópolis. É um programa inovador e que está começando a ser estruturado”, salientou Pedrozo.

O presidente também antecipou que no dia 9 de dezembro ocorrerá a assembleia geral para aprovação da previsão orçamentária de 2017 e encerramento do ano, em Florianópolis.

Prestigiaram o encontro os vice-presidentes da Faesc Enori Barbieri, Antônio Marcos Pagani de Souza e João Francisco de Mattos, além do superintendente do Senar/SC Gilmar Antonio Zanluchi. O evento ocorreu no Hotel Susin, em Mafra.

PRÓXIMAS REUNIÕES

As próximas reuniões regionais estão assim programadas: dia 18 de novembro (sexta-feira), em Tubarão; dia 22 de novembro (terça-feira), em Rio do Oeste; em 30 de novembro (quarta-feira), em São Miguel do Oeste, dia 01 de dezembro (quinta-feira) em Chapecó e no dia a 02 de dezembro (sexta-feira), em Erval Velho.

 

Foto 12 –  A reunião regional foi coordenada pelo presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo

Foto 13 –  Líderes de 13 Sindicatos Rurais da região norte participaram da reunião em Mafra

 

 

 

MARCOS A. BEDIN

Posts Relacionados

Aurora Coop é premiada no 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas

Grupo Koch marca presença no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, a APAS SHOW

Encontro Criativo recebe arquiteto para tratar do tema ‘Sustentabilidade Premiada’

Atletas de Florianópolis fazem vaquinha para participar de campeonato no Havaí

FIESC apresenta em Brusque programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

Fazzenda Park Resort investe em nova capacitação para colaboradores

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil em Blumenau

Balneário Camboriú continua recebendo doações para comunidades afetadas no RS