Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Penha: Aluna de 15 anos prepara peça de teatro sobre luta contra o câncer

Com apenas um mês de participação no curso de teatro do Departamento de Cultura local, a versatilidade e a veia criativa de uma aluna de Penha já foram notados pela coordenação do curso, e viraram o convite para um desafio que ela já aceitou: Brenda Aparecida dos Passos, que é também aluna da Escola de Educação Básica Manoel Henrique de Assis, no centro da cidade, já está desenvolvendo o roteiro de uma peça teatral.

O pedido veio da atriz e professora do curso mantido pela Prefeitura, Sabrina Vianna, que viu em Brenda o talento de contar histórias. “A professora pediu para que falássemos, no curso, dos heróis de Penha, e eu criei uma história espontânea. Ela gostou e me convidou a desenvolver a peça”, detalhou a jovem aluna e futura roteirista e atriz.

Brenda frisa que tem notas boas em Língua Portuguesa, e gosta muito de escrever. “Mas eu preciso ler mais”, reconhece. A princípio, a trama de Brenda focará a história de uma menina paciente de câncer e sua luta pela superação da doença. “Mas não terei muitos personagens, e vou abordar a relação dela com os amigos, o apoio das amizades verdadeiras, a autoestima”, adianta ela, frisando que buscará dar uma versão positiva dessa luta pela vida.

A professora e atriz Sabrina vai supervisionar todo o texto e formatar as falas dos personagens do decorrer da história – o texto do teatro é diferenciado do de um romance, por exemplo – e Brenda ganhou como prazo pouco mais de um mês para desenvolver a trama.

Sabrina observa que a intenção é apresentar a peça no 1º Festival de Teatro Escolar que o Departamento de Cultura e a Secretaria de Educação de Penha preparam para outubro próximo, nas escolas da rede municipal. A atriz também cuidará de direção, figurino, entre outros itens, junto de seus colaboradores na arte dramática.

Brenda cita o apoio recebido da mãe Michele e também de toda equipe do curso de teatro. A estudante gosta e aprova as ações culturais nas escolas, pois também quer atuar na sua própria peça, e já participa do corpo coreográfico da Fanfarra Municipal de Penha (Famupe).

O curso de teatro oferecido pelo Departamento de Cultura de Penha começou a formar talentos em outubro do ano passado, segundo informam a diretora de Cultura Cida Correia e a secretária Iolanda de Souza Amaro.

32 alunos
Com 32 alunos divididos em turmas pela manhã, tarde em noite, o curso ministrado por Sabrina Vianna serve como base para preparar novas peças teatrais – que aproveitarão o potencial de parte dos alunos de Penha – e também o 1º Festival de Teatro Escolar.

De acordo com Sabrina, estão em fase de preparação as peças “Amores Desnecessários” e “Saltimbancos” – essa última, uma nova e livre montagem da peça de Chico Buarque. A peça da jovem Brenda será a terceira a ser encenada.

A atriz, egressa do Beto Carrero World, tem 20 anos de experiência no teatro. Carioca, formada pela UNIRIO, Sabrina já produziu e participou de musicais, óperas-rock, estudou canto lírico e mora desde 2014 em Penha, já que participou do musical “Sonho de um Caubói”.

Posts Relacionados

Aurora Coop é premiada no 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas

Grupo Koch marca presença no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, a APAS SHOW

Encontro Criativo recebe arquiteto para tratar do tema ‘Sustentabilidade Premiada’

Atletas de Florianópolis fazem vaquinha para participar de campeonato no Havaí

FIESC apresenta em Brusque programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

Fazzenda Park Resort investe em nova capacitação para colaboradores

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil em Blumenau

Balneário Camboriú continua recebendo doações para comunidades afetadas no RS