Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Educação de Balneario Camboriu cria sistema inédito para acompanhamento de estudantes especiais

Educação de Balneario Camboriu cria sistema inédito para acompanhamento de estudantes especiais

Saber quem são os educandos especiais, quais suas deficiências e habilidades, onde estudam, de quais atividades multidisciplinares participam e por quais profissionais de educação e saúde são acompanhados. Essas são algumas informações básicas para garantir o sucesso do aprendizado na Educação Especial de Balneário Camboriú e que até então, a Secretaria de Educação não possuía.

Desde o início deste ano, esta realidade começou a mudar, com a criação de um Sistema de Gestão e Resultados, o E-PRO, desenvolvido pelo Departamento de Educação Especial do Município. Isso porque, os dados de cada educando especial eram vagos e ficavam restritos à Unidade Escolar onde o aluno estudava. “Pesquisamos e vimos que não há nada semelhante a este nosso sistema, voltado exclusivamente para a educação especial, em todo país”, garante o desenvolvedor do projeto, Renan Ulrich Muller. O sistema, compartilhado em rede de forma on-line, reúne todas as informações sobre o educando especial, desde o histórico escolar, gráficos de desenvolvimento do aluno, estatísticas, número de faltas e seus motivos, diagnóstico dos alunos, suas deficiências dentre outras informações.

“Percebemos a necessidade de conhecer melhor nossos educandos especiais no início do ano, durante o período de matrículas, quando não sabíamos ao certo quantos alunos deveriam se matricular, em quais unidades e quais suas deficiências”, a diretora do Departamento de Educação Especial, Adriana dos Santos. “As poucas informações que tínhamos estavam em pastas nas escolas e somente um professor tinha acesso. Os alunos especiais são atendidos por diferentes profissionais, como educadores, fonoaudiólogo, psicólogos, neuros, fisioterapeutas enfim, uma rede que envolve educação e saúde e que precisa ser interligada para que o trabalho dê resultado. Com o sistema, todas essas informações do aluno estão disponíveis on-line, em qualquer dispositivo móvel, para todos esses profissionais que trabalham com ele”, explicou a diretora.

Cada aluno tem seu cadastro único no sistema. Lá está o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) do estudante, que permite o planejamento de atendimento do educando. Em cada atendimento o professor preenche um formulário que informa os avanços e retrocessos de cada atividade ou metodologia aplicada com o estudante. Com base nessas informações o sistema elabora estatísticas individuais e coletivas da Educação Especial, como índice de frequência escolar, das ações realizadas nas áreas da saúde, pedagógica ou social e informa o status do atendimento (aberto, em andamento ou concluído).

O sistema também permitiu fazer uma espécie de censo da Educação Especial, informando o número de alunos atendidos, onde eles estudam, por quais escolas já passaram, os atendimentos que já receberam, quais são as suas deficiências, quais profissionais são necessários para atenderem o aluno, dentre outros. “Ficamos sabendo, por exemplo, se o educando tem alguma dificuldade motora, se usa cadeira de rodas, se tem mobilidade reduzida, baixa funcionalidade. Assim podemos ver qual a escola estaria mais adequada para receber este aluno ou as mudanças estruturais necessárias para atendê-lo. Enfim, estamos dando uma atenção que a Educação Especial nunca teve, o que contribuía para que esses alunos não desenvolvessem suas habilidades e acabassem desistindo dos estudos”, falou Adriana.

O trabalho desenvolvido em Balneário Camboriú está servindo de exemplo para outras cidades. A AMFRI já estuda uma cooperação técnica com o MEC para disponibilizar o sistema para outros municípios. A versão definitiva, com mais recursos, será implantada neste segundo semestre.

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril