Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Município de Itajaí estuda implantar horto medicinal

Município de Itajaí estuda implantar horto medicinal

A medicina alternativa engloba uma grande variedade de terapias, produtos naturais e práticas de saúde utilizadas na prevenção e tratamento de doenças e distúrbios. A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) apresentou ao Município de Itajaí o projeto “Farmácia Viva: plantas medicinais” que tem como objetivos a implantação de um horto medicinal e contribuir na educação em saúde.

A reunião ocorreu na noite dessa segunda-feira (14) e teve a participação de professores do Curso de Farmácia da Univali, do Prefeito Municipal, Volnei Morastoni, e do Secretário de Saúde, Celso Dellagiustina. “Esse projeto veio no momento propício, justamente após a entrega do CIS. A próxima etapa é promover a saúde através das práticas alternativas.”, comentou o Prefeito Volnei.

O projeto prevê etapas como traçar o perfil dos usuários de plantas medicinais, estudo e seleção das espécies medicinais, implantação do horto medicinal, capacitação em fitoterapia para os profissionais do SUS e orientação à comunidade.

A implementação da Farmácia Viva ainda será estudada pelo Município de Itajaí, mas a ideia é firmar parceria com a Univali para introduzir as práticas da medicina alternativas na Rede Pública de Saúde. “Vou me dedicar pessoalmente para desenvolver esse setor. É importante trabalhar principalmente na educação da população na prevenção de doenças.”, finalizou o Prefeito.

Farmácia Viva

A Portaria nº 886 do Ministério da Saúde, de 20 de abril de 2010, institui a Farmácia Viva no Sistema Único de Saúde. A Farmácia Viva deverá realizar todas as etapas, desde o cultivo, a coleta, o processamento, o armazenamento de plantas medicinais, a manipulação e a dispensação de preparações magistrais e oficinais de plantas medicinais e fitoterápicos.

Dentre as medicinas alternativas mais conhecidas se encontram a medicina tradicional chinesa, medicina popular, fitoterapia, homeopatia, naturopatia, ayurveda, quiropraxia e a acupuntura. A medicina alternativa é geralmente usada de forma integrativa (saúde integrativa), ou seja, é uma combinação de práticas e métodos da medicina alternativa com a medicina tradicional.

Fonte

Posts Relacionados

Aurora Coop é premiada no 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas

Grupo Koch marca presença no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, a APAS SHOW

Encontro Criativo recebe arquiteto para tratar do tema ‘Sustentabilidade Premiada’

Atletas de Florianópolis fazem vaquinha para participar de campeonato no Havaí

FIESC apresenta em Brusque programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

Fazzenda Park Resort investe em nova capacitação para colaboradores

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil em Blumenau

Balneário Camboriú continua recebendo doações para comunidades afetadas no RS