Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Agentes públicos recebem Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de Camboriú

Agentes públicos recebem Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de Camboriú

O Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de Camboriú foi entregue à comunidade na tarde desta quarta-feira, dia 30. A cerimônia de apresentação, realizada no auditório da Prefeitura, contou com representantes de entidades que atuam com jovens e crianças na cidade, além de membros do Poder Público. Diferentes agentes se reuniram ao longo do ano passado para elaborar o documento, que prevê diretrizes, metas e ações para a garantia dos direitos ao longo dos próximos dez anos na cidade.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Camboriú, Rubia Costa da Silva, destacou em sua fala o Princípio da Prioridade Absoluta – estabelecido no artigo 227 da Constituição Federal – que determina como dever da família, da sociedade e do Estado assegurar com absoluta prioridade os direitos de crianças e adolescentes. Membros do CMDCA realizaram a entrega do Plano a representantes dos poderes Executivo e Legislativo, além de outros órgãos que têm responsabilidade na execução das metas previstas, como Ordem dos Advogados, Conselho Tutelar e polícias Militar e Civil.

Elcio Kuhnen, prefeito de Camboriú, reforçou o fato de que crianças e adolescentes são a população mais vulnerável da sociedade, portanto a que mais precisa de proteção quando se trata da garantia de direitos. “Parabenizo e agradeço a todos que se dedicaram a construir esse plano de metas e ações. A infância é feita de sonhos, mas muitas vezes esses sonhos se perdem porque os direitos são violados. Somos parceiros no trabalho de colocar essas metas em prática e transformar a realidade das crianças e adolescentes de Camboriú”, falou.

Entre os direitos assegurados por lei às crianças e adolescentes estão o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Além disso, também é função da família, sociedade e Estado proteger essa população de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

O Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de Camboriú foi desenvolvido pelo CMDCA com o apoio de organizações não governamentais que atuam no município, das polícias Militar e Civil, Poder Judiciário, Conselho Tutelar, fundações municipais de Esporte e de Cultura, secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento e Assistência Social. Uma edição do Plano está disponível na Biblioteca Pública para consulta da comunidade, junto à Fundação Cultural – Rua Hercílio Zuchi, s/n, fundos do Ginásio Irineu Bornhausen, Centro.

Posts Relacionados

Aurora Coop é premiada no 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas

Grupo Koch marca presença no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, a APAS SHOW

Encontro Criativo recebe arquiteto para tratar do tema ‘Sustentabilidade Premiada’

Atletas de Florianópolis fazem vaquinha para participar de campeonato no Havaí

FIESC apresenta em Brusque programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

Fazzenda Park Resort investe em nova capacitação para colaboradores

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil em Blumenau

Balneário Camboriú continua recebendo doações para comunidades afetadas no RS