Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Lançado Plano de Desenvolvimento Econômico de Concórdia

Lançado Plano de Desenvolvimento Econômico de Concórdia

Identificar potencialidades e definir eixos prioritários a serem empreendidos em várias frentes em  Concórdia, no oeste catarinense, visando o desenvolvimento sustentável por meio do aproveitamento das oportunidades locais. Este é o foco do Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM) lançado, nessa semana, durante solenidade que reuniu representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, de entidades empresariais, empresários, comunidade e imprensa, na Câmara Municipal de Vereadores.

A iniciativa foi da Prefeitura, com apoio do Sebrae/SC e faz parte do Programa Cidade Empreendedora, implementado no mês de julho. O evento também marcou a entrega da publicação “Concórdia em Números”, desenvolvida pelo Sebrae/SC.

Concórdia conta com mais de 73 mil habitantes, é a segunda maior cidade do Oeste e a maior do Alto Uruguai Catarinense, além de representar o décimo oitavo município mais populoso de SC. O Produto Interno Bruto (PIB) é de 2 bilhões e 200 milhões, representando a 23ª economia estadual. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) é de 0,800 classificado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PENUD) como muito alto (11º do Estado). Atualmente, são 5.664 empresas formais conforme dados de 2015, o PIB per capita de R$ 30.130 (centésimo de SC) e o número de empregados formalizados é de aproximadamente 28 mil. A principal base econômica é o agronegócio.

Com base nos dados do PEDEM serão analisadas as atividades econômicas a serem potencializadas e definidas as diretrizes as serem priorizadas, juntamente com entidades, lideranças, e comunidade. O Seminário para elencar os eixos prioritários está marcado para o dia 3 de outubro, no Centro de Eventos Concórdia.

O prefeito Rogério Pacheco realçou que os dados do documento “Concórdia em Números” irão nortear o desenvolvimento do Projeto Cidade Empreendedora. “Não tenho dúvida que o município tenha outra visão sobre o desenvolvimento econômico. A sociedade civil deve se envolver e participar. Essa ferramenta que estamos oportunizando é de grande importância para que possamos melhorar alguns números. Os dados apresentados nos mostram por onde temos que caminhar, alguns positivos, outros negativos, mas através dessa governança participativa que teremos entre a sociedade civil, o Sebrae e o poder público, vamos poder construir o projeto, apresentar até o dia 29 de novembro e elencar os cinco eixos para serem trabalhados”.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, destacou a importância de fortalecer as cadeias produtivas de suínos, aves e leite, bem como do comércio, do serviço, da indústria, entre outros segmentos do município. “É importante destacar que com o entendimento e participação de cada um, quem vai fazer a transformação somos nós. O Sebrae disponibilizará metodologias, instrumentos e expertise nos aspectos considerados importantes para serem potencializados em Concórdia. Com a colaboração, o talento e a proatividade de todos, certamente conquistaremos o desenvolvimento sustentável”.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Ernani Bomm, com a parceria entre Poder Legislativo, Poder Executivo e o empresariado será possível conquistar uma cidade pujante, através de ações para promover o desenvolvimento econômico, da agricultura, indústria, comércio, turismo e serviços. “Precisamos pensar em iniciativas diferentes. Com o projeto, entendemos que promoveremos o desenvolvimento do município e quem ganhará com isso é toda a comunidade.”

Também destacaram a importância do PEDEM, a presidente da Associação Comercial e Industrial de Concórdia (Acic), Maria Luisa Lasarim, o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Rubens Mascelani Filho e o presidente da Câmara de Vereadores, Artêmio Ortigara. Os dados do “Concórdia em Números” foram apresentados pelo consultor credenciado ao Sebrae/SC, Fiorindo José Fontana.

CIDADE EMPREENDEDORA

O Programa Cidade Empreendedora conta com um conjunto de soluções para melhorar o ambiente de negócios e implantar um plano de desenvolvimento com a participação dos agentes econômicos locais – empresários, produtores rurais, microempresas – além de sindicatos, associações e entidades empresariais.

Posts Relacionados

Aurora Coop é premiada no 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas

Grupo Koch marca presença no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, a APAS SHOW

Encontro Criativo recebe arquiteto para tratar do tema ‘Sustentabilidade Premiada’

Atletas de Florianópolis fazem vaquinha para participar de campeonato no Havaí

FIESC apresenta em Brusque programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

Fazzenda Park Resort investe em nova capacitação para colaboradores

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil em Blumenau

Balneário Camboriú continua recebendo doações para comunidades afetadas no RS