Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Mortalidade na UTI do Hospital Ruth Cardoso está 30% abaixo dos hospitais públicos

Mortalidade na UTI do Hospital Ruth Cardoso está 30% abaixo dos hospitais públicos

Diminuir o tempo de internação e a mortalidade nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) é o grande desafio dos hospitais. Há pouco mais de um ano, o Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC), em Balneário Camboriú, iniciou a implantação de novos protocolos e investiu na formação de uma equipe multidisciplinar com médicos, fisioterapeutas e enfermeiros para melhorar a qualidade do atendimento prestado no local. O resultado já apareceu. O índice de mortalidade dos pacientes graves internados na UTI do Ruth Cardoso é 30% menor do que o habitual para hospitais públicos da América Latina.

“Em 12 meses, a UTI recebeu cerca de 550 pacientes em estado grave, casos onde a mortalidade esperada era extremamente alta. Apesar disso, esses pacientes permaneceram menos tempo do que o esperado dentro da UTI e a mortalidade encontrada foi menor do que a prevista”, contou o coordenador médico e responsável técnico da UTI, César Meirelles.

Dentre as mudanças feitas pelo hospital, está a contratação de médicos intensivistas com residência em medicina intensiva. “Acho que a contratação de especialistas é o grande diferencial, pois antes o hospital não tinha médico especialista trabalhando dentro da unidade. Além disso, essa nova gestão ampliou o número de profissionais trabalhando dentro da UTI e contratou novos coordenadores de medicina, fisioterapia e enfermagem, todos especialistas com vasta experiência nas suas áreas de atuação. Juntos, estamos construindo e implementando diversos protocolos institucionais. Os resultados até agora têm sido bastante positivos”, falou César.

O Ruth Cardoso também recebeu certificado de participação no Registro Nacional de Terapia Intensiva, feito pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) em parceria com o EPIMED – software de gestão de dados hospitalares. Por meio do software, a UTI do hospital agora possui um banco de dados com as mais diversas informações dos pacientes internados. Neles são adicionados, de forma regular, o perfil clínico e epidemiológico de todos os pacientes da UTI, o que permite avaliar a qualidade da assistência prestada no local.

“Existem diversos escores de gravidade que a gente usa dentro da UTI. Um deles é feito no momento da entrada na unidade. Esse escore estima a chance que o paciente tem de morrer. Mensalmente, analisamos nossos números e nossa taxa de mortalidade, comparando os resultados esperados com os resultados objetivamente encontrados. O nosso número, nesse último ano, foi de 0,7, o que mostra que nossos pacientes estão morrendo 30% a menos do que se esperaria para as UTIs públicas da América Latina”, finalizou César.

“A UTI é um ambiente estressante para o paciente, os funcionários e também para os familiares que sempre têm medo da morte pelo fato dele estar numa UTI. O fato de a gente estar se aproximando mais dos familiares e dos pacientes faz com que eles vejam que o paciente está recebendo uma atenção adequada e de qualidade, prestada por uma equipe multidisciplinar”, falou o coordenador da enfermagem, Grey Robson Felippi.

____________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Saúde
Hospital Municipal Ruth Cardoso
(47) 3169-3700

Posts Relacionados

Aurora Coop é premiada no 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas

Grupo Koch marca presença no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, a APAS SHOW

Encontro Criativo recebe arquiteto para tratar do tema ‘Sustentabilidade Premiada’

Atletas de Florianópolis fazem vaquinha para participar de campeonato no Havaí

FIESC apresenta em Brusque programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

Fazzenda Park Resort investe em nova capacitação para colaboradores

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil em Blumenau

Balneário Camboriú continua recebendo doações para comunidades afetadas no RS