Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Lei anticorrupção será regulamentada na Comarca de Xaxim

Lei anticorrupção será regulamentada na Comarca de Xaxim

Município de Xaxim acatou recomendação do MPSC e já publicou o Decreto Municipal regulamentando a aplicação da Lei Federal. Marema, Entre Rios e Lajeado Grande se comprometeram a fazer o mesmo em até 60 dias.

Em até 60 dias todos os quatro municípios da Comarca de Xaxim terão a Lei Anticorrupção regulamentada. Desta forma os municípios atendem à recomendação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), expedida diante da necessidade da Lei Federal 12.846/13, para ser inteiramente efetiva localmente, carecer de regulamentação de algumas regras.

Na recomendação, o Promotor de Justiça Diego Roberto Barbiero explica que a Lei Anticorrupção dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública.

Porém, apesar de ser uma lei de caráter nacional, sendo de obediência automática no âmbito da União, Estados, Municípios e Distrito Federal, é necessário que cada ente, internamente, regulamente algumas regras para a plena e adequada aplicação da lei localmente.

O Promotor de Justiça destaca,dentre as regras a serem disciplinadas localmente, estão o estabelecimento de quais as autoridades legitimadas para instaurar e julgar os casos de apuração de responsabilidade baseados na Lei 12.846/13 e para celebrar acordo de leniência – uma espécie de “colaboração premiada”  para a pessoa jurídica.

Também devem ser regulamentados o procedimento a ser seguido pela pessoa jurídica que desejar propor à Administração a celebração de acordo de leniência e como funciona o rito processual no tocante à produção de provas, oferecimento de razões finais e recurso administrativo.

Os quatro municípios da Comarca responderam positivamente e acataram a recomendação do Ministério Público, sendo que Xaxim, inclusive, já publicou o Decreto Municipal 088/2018 regulamentando a Lei Anticorrupção. Marema, Entre Rios e Lajeado Grande se comprometeram a fazer o mesmo no prazo de 60 dias, conforme recomendado pelo MPSC.

Posts Relacionados

Os grandes nomes do marketing que estarão no Empreende Brazil Conference

Medidas preventivas para amenizar enchentes e inundações

Festival Conecta + reunirá grandes nomes da Comunicação e Desenvolvimento

Águas Azuis participa da SC Expo Defense 2024

Palestra na ExpoGestão vai ajudar executivos a comunicar com confiança

Sebrae/SC alerta a população sobre golpes virtuais aplicados sobre MEIs

Conheça histórias de sucesso de mães empreendedoras em Florianópolis

Obra no canal do Rio Águas Vermelhas pretende amenizar enchentes em Joinville

Oporto, em Porto Belo, é ponto de coleta de doações para vítimas das enchentes no RS

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis