Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Condromalácia patelar causa dores constantes e agudas

Condromalácia patelar causa dores constantes e agudas

A condromalácia patelar é um desgaste na cartilagem do joelho que provoca dor e inflamação. O problema é caracterizado por uma patologia crônica degenerativa que causa amolecimento da cartilagem da patela, podendo destruí-la. As mulheres possuem fatores anatômicos neuromusculares e hormonais que predispõem a doença, mas o problema também é comum em atletas como jogadores de futebol, ciclistas, jogadores de tênis e corredores, independentemente do gênero.

Não há um consenso sobre as causas do problema, mas segundo os especialistas, o estresse em função de movimentos repetitivos nas articulações do joelho pode favorecer o surgimento da condromalácia patelar. A doença também pode estar relacionada a uma condição muscular fraca na região do joelho e quadril ou a um trauma no local.

O médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann cita, ainda, outros fatores que podem estar relacionados às origens da doença como, por exemplo, exercícios feitos de forma inadequada, sobrepeso ou obesidade e falta de alongamento e artrose. A doença é dividida em quatro níveis que variam conforme sua gravidade. Independentemente do grau diagnosticado, o problema pode causar muita ou nenhuma dor. Outro aspecto importante a ser destacado é que em função da inflamação, podem ocorrer crises agudas de dor que, nestes casos, necessitam de medicação.

Para aliviar a dor decorrente da condromalácia patelar, o médico indica uma compressa de gelo. O tratamento é feito com medicação e fisioterapia – medida que normalmente cura a doença. Após melhoria dos sintomas é essencial o fortalecimento seguido de prática regular de esportes de baixo impacto. O uso de calçados adequados tanto para fazer exercícios quanto no dia a dia é essencial para não agravar o problema. Para as mulheres, a recomendação é deixar de lado o salto alto, pois ele retrai a musculatura posterior, que deve estar alongada nas pessoas com condromalácia patelar.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo