Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zentretenimento

Sesc traz para Santa Catarina “Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras”

Sesc traz para Santa Catarina “Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras”

Importante projeto de circulação nacional de promoção e democratização da literatura acontece em maio nas cidades de Chapecó, Concórdia, Joaçaba e Lages.

O projeto “Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras” é um circuito atuante em todas as regiões do país que estimula a divulgação de autores nas suas diferentes formas de manifestações. Durante o ano de 2018, mais de 70 representantes da diversidade literária brasileira percorrerão todos os estados do país.

O primeiro encontro do “Circuito de Criação Literária” acontece em Santa Catarina, de 07 a 11 de maio, e traz oficinas gratuitas de diferentes temáticas, que objetivam exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes categorias, além de propiciar maior bagagem de leituras aos envolvidos. João Lin ministra oficina “Quadrinizando o nonsense” em Joaçaba, Tino Freitas ministra a oficina “Faz e conta: Reescrevendo um conto de fadas” em Chapecó, Danielle Andrade ministra a oficina “Escrita de histórias fantásticas” em Concórdia, e Fábio Brüggeman ministra a oficina “Introdução ao roteiro cinematográfico” em Lages. +Inf.: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/arte-da-palavra

O circuito possibilita a formação de grupos produtores e consumidores de textos literários, nos diferentes gêneros, modalidades, temas e níveis de leitura; favorece discussão e reflexão sobre a obra literária, os meios de produção e circulação das obras, envolvendo o escritor, a obra e o leitor e estimula o intercâmbio entre escritores/oficineiros, multiplicando as metodologias e olhares sobre a escrita literária.

Joaçaba (07 a 11/05)
João Lin                      
Oficina “Quadrinizando o nonsense”
Sinopse da oficina: O objetivo da oficina é apresentar o universo narrativo nonsense, suas características básicas, alguns autores de quadrinhos que trabalham com tais narrativas e provocar/estimular processos de criação que facilitem a imersão e construção de HQs com elementos narrativos nonsenses.
Hora: 18h30 às 22h30
Local: Sesc em Joaçaba – Rua Getúlio Vargas, 285 – Centro.

Chapecó (07 a 11/05)
Tino Freitas    
Oficina “Faz e conta: Reescrevendo um conto de fadas”
Sinopse da oficina: A oficina se destina a adultos interessados nos Contos de Fadas como gênero literário. Serão abordados o gênero literário do Conto e sua perspectiva histórica até a publicação dos primeiros contos de fada impressos; elementos básicos dos Contos de Fadas; a morfologia dos contos de fadas; e mitos, símbolos e arquétipos nos contos de fadas. Para ilustrar esses conceitos, serão utilizadas as obras de Charles Perrault e dos Irmãos Grimm.
Hora: 18h às 22h
Local: Biblioteca do Sesc em Chapecó – Rua Brasília, 475 – Jardim Itália.

Concórdia (07 a 11/05)
Danielle Andrade      
Oficina “Escrita de histórias fantásticas”
Sinopse da oficina: Esta oficina é voltada para quem escreve ou tem o desejo de escrever para crianças. A partir de jogos e brincadeiras de contar e criar histórias e dinâmicas de escrita individual, os participantes desta oficina entrarão em contato com o universo imagético das crianças e com as formas que as mesmas têm de observar e se expressar no mundo, bem como observar alguns estilos de autoras e autores que se dedicam a esta escrita e conversar sobre diferentes formas de criação e pesquisa. Na oficina os participantes terão a oportunidade de criar diversos textos e observar como podem desenvolver sua forma de escrever.
Hora: 18h30 às 22h30
Local: Sala Multiuso do Sesc em Concórdia – Rua Marechal Deodoro, 352 – Centro.

Lages (07 a 11/05)
Fábio Brüggeman      
Oficina “Introdução ao roteiro cinematográfico”
Sinopse da oficina: O objetivo da oficina é apresentar os conceitos básicos de um roteiro, introduzindo o aluno na prática de pensar um filme, e fazer com que uma ideia se transforme em um roteiro apto a ser filmado.
Hora: 18h às 22h
Local: Biblioteca do Centro Cultural Vidal Ramos – Sesc – Rua Vidal Ramos Júnior, 153 – Centro.

CURRÍCULOS DOS ESCRITORES DO CIRCUITO DE AUTORES

Danielle Andrade (PR)
Danielle Andrade é autora e contadora de histórias. É idealizadora do projeto de livros gigantes – Livro Viajante, e autora das publicações independentes: “De Mar Amar”; “Para Meninas com Cabelos de Jasmim ou As Aventuras da Fada Crespa”, entre outros.

Fábio Brüggeman (SC)
Fabio Brüggemann é escritor, editor, dramaturgo, roteirista e diretor cinematográfico. Foi colunista dos jornais O Estado, A Notícia e Diário Catarinense. É o editor-executivo da Editora Letras Contemporâneas, e já publicou 12 livros. Foi editor e roteirista da revista infantil Sesinho, do SESI, de 2005 a 2012.

João Lin (PE)
João Lin é artista visual com atuação na produção de quadrinhos, cartum, ilustração e intervenção urbana. É coordenador assistente do projeto social Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia – Recife, e editor da revista de quadrinhos autorais Ragú.

Tino Freitas (CE)
Tino Freitas é jornalista, músico, escritor e contador de histórias. Publicou três livros: “Cadê o juízo do menino” (2009), considerado um dos 30 Melhores Livros Infantis do Ano de 2010 pela Revista Crescer, “Controle remoto” (2010) e “Brasília de A a Z (2014).

Sobre o Arte da Palavra Sesc:
A fim de promover o intercâmbio de artistas e a formação de leitores, o projeto tem como objetivo oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, incluindo a formação e a divulgação de novos autores, a valorização das novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias.
O Arte da Palavra é composto por três eixos: Os Circuitos de Autores e de Oralidades, que promovem o encontro de escritores de diferentes locais do país, com suas diversas dicções, por meio de debates e apresentações artísticas; e o Circuito de Criação Literária, que promove a formação de leitores e o aprimoramento da escrita nas suas diferentes categorias. +Inf.: www.sesc.com.br/artedapalavra

Posts Relacionados

Em culto, pastor diz que petistas são inimigos da igreja e chama nordestinos de ‘preguiçosos’

Diário da Cidade

Dona da MK “some” da web após ataques a nordestinos por voto em Lula

Diário da Cidade

Pastora Flordelis cai no choro no primeiro dia de julgamento

Pregador manda vídeo íntimo para adolescente e imagem viraliza

Morre pastor Guilherme de Pádua, assassino de Daniella Perez aos 53 anos.

Diário da Cidade

Pastora Flordelis começa a ser julgada nesta segunda-feira por assassinato.

Diário da Cidade

Caroline Paola Oliveira da Silva

Diário da Cidade

Manifestantes fazem saudação nazista durante execução do Hino Nacional em SC

Cássia Kis é flagrada em manifestação antidemocrática e se ajoelha para orar com bolsonaristas. Vídeos!

Mahina Garcia, 26 anos, é da ilha de Oahu