Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Condromalácia patelar causa dores constantes e agudas

Condromalácia patelar causa dores constantes e agudas

A condromalácia patelar é um desgaste na cartilagem do joelho que provoca dor e inflamação. O problema é caracterizado por uma patologia crônica degenerativa que causa amolecimento da cartilagem da patela, podendo destruí-la. As mulheres possuem fatores anatômicos neuromusculares e hormonais que predispõem a doença, mas o problema também é comum em atletas como jogadores de futebol, ciclistas, jogadores de tênis e corredores, independentemente do gênero.

Não há um consenso sobre as causas do problema, mas segundo os especialistas, o estresse em função de movimentos repetitivos nas articulações do joelho pode favorecer o surgimento da condromalácia patelar. A doença também pode estar relacionada a uma condição muscular fraca na região do joelho e quadril ou a um trauma no local.

O médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann cita, ainda, outros fatores que podem estar relacionados às origens da doença como, por exemplo, exercícios feitos de forma inadequada, sobrepeso ou obesidade e falta de alongamento e artrose. A doença é dividida em quatro níveis que variam conforme sua gravidade. Independentemente do grau diagnosticado, o problema pode causar muita ou nenhuma dor. Outro aspecto importante a ser destacado é que em função da inflamação, podem ocorrer crises agudas de dor que, nestes casos, necessitam de medicação.

Para aliviar a dor decorrente da condromalácia patelar, o médico indica uma compressa de gelo. O tratamento é feito com medicação e fisioterapia – medida que normalmente cura a doença. Após melhoria dos sintomas é essencial o fortalecimento seguido de prática regular de esportes de baixo impacto. O uso de calçados adequados tanto para fazer exercícios quanto no dia a dia é essencial para não agravar o problema. Para as mulheres, a recomendação é deixar de lado o salto alto, pois ele retrai a musculatura posterior, que deve estar alongada nas pessoas com condromalácia patelar.

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril