Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Adotou o home office na paralisação? Saiba como gerir sua equipe

Adotou o home office na paralisação? Saiba como gerir sua equipe

Modelo de trabalho que tem crescido no Brasil é solução de muitas empresas para driblar impasses dos últimos dias. Consultor explica como gestores podem manter acompanhamento de trabalhos dos profissionais alocados em casa

Com boa parte do país sofrendo as consequências da greve dos caminhoneiros, o home office tem sido a solução de muitas empresas para evitar a paralisação do trabalho. O modelo de negócio, que já faz parte da rotina de 55% dos brasileiros, de acordo com pesquisa do coworking Spaces, ganha ainda mais adeptos.

De acordo com o consultor empresarial Roberto Vilela, o momento também exige preparação dos gestores. “Em diversas situações há um esforço de toda a equipe para manter o trabalho, especialmente na área de serviços. E o gestor também tem um desafio, que é garantir uma boa gestão dos profissionais e projetos, mesmo com pessoas alocadas em diferentes locais”, diz.

Para o profissional, que atua com empresas de médio porte há mais de duas décadas, uma das questões que precisam ser revistas é a forma como o trabalho é distribuído. “A quantidade de horas em que passa se dedicando a empresa não será o principal fator para medir qualificação ou produtividade, mas sim como ele aproveita cada uma delas. É preciso estabelecer uma comunicação efetiva e contar com a tecnologia a favor dos negócios, seja com ferramentas de CRM ou as próprias redes sociais para efetivar o relacionamento entre o time”, avalia.

Outra dica do consultor, que é também diretor da Mega Empresarial, é que haja um acordo bem detalhado sobre a atuação e que ele esteja claro para todos. “Tenha em mente que no home office o mais importante é ter a certeza de que os resultados estão surgindo. Por isso crie novas métricas de mensuração e passe a acompanha-las diariamente até a situação se normalizar”, comenta.

Por fim, Roberto diz que é importante atuar com a gestão do conhecimento, disseminando as práticas do negócio e o compartilhamento de contatos e de ações. “Assim, todos estarão por dentro do que está ocorrendo e conseguirão atuar de forma harmoniosa. Isso se consegue também através de chamadas em grupo, clareza nas metas e no que se espera de cada profissional e foco na qualidade do trabalho”, conclui.

Sobre o consultor
Especialista nas áreas de gestão e estratégias comerciais, Roberto Vilela é diretor da Mega Empresarial. A empresa tem 17 anos de experiência e atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte, com serviços de headhunting, consultoria comercial, treinamentos vivenciais e palestras. É também autor do livro Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições que vivenciou no mundo das corridas e o dia a dia nos negócios.

Posts Relacionados

Aurora Coop é premiada no 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas

Grupo Koch marca presença no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, a APAS SHOW

Encontro Criativo recebe arquiteto para tratar do tema ‘Sustentabilidade Premiada’

Atletas de Florianópolis fazem vaquinha para participar de campeonato no Havaí

FIESC apresenta em Brusque programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

Fazzenda Park Resort investe em nova capacitação para colaboradores

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil em Blumenau

Balneário Camboriú continua recebendo doações para comunidades afetadas no RS