Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Cerca de 170 pessoas participam da 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Cerca de 170 pessoas participam da 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Iniciou na manhã desta sexta-feira (22), a 5ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa, organizada pela Prefeitura de Balneário Camboriú, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, o SESC e a Prefeitura de Camboriú. Cerca de 170 pessoas participam durante todo o dia das palestras e mesas de debates sobre eixos voltados para os 60+.

Na fala de abertura o prefeito Fabrício Oliveira exaltou a parceria com Camboriú para discutir políticas públicas para a pessoa idosa. “As duas cidades são praticamente irmãs, por isso caminhamos juntos em muitos temas. Devemos nos reunir e aproximar para discutir sobre o melhor para a sociedade”, pontuou ele.

Com a palestra de abertura, o secretário Rosan da Rocha, trouxe o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”. O primeiro dado citado foi de que em 2027, haverá 40 milhões de idosos no Brasil. Rosan alegou que as políticas devem ser permeadas pelo Estatuto do Idoso. “Temos que montar um calendário de direitos de políticas públicas, buscando estratégias para reinserir o idoso no mercado de trabalho. Hoje contamos com oficinas da Secretaria da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú, que capacita os 60+ a voltarem a frequentar uma faculdade e se inspirarem a viver”, disse o secretário.

“A autonomia deve ser o mantra do idoso no século XXI”, afirmou Rosan. É fundamental que a sociedade participe das discussões das Conferências buscando as melhorias de Políticas Públicas para o Idoso.

Fechando a manhã, o Cônsul do Japão, Hajime Kimura, trouxe uma perspectiva das políticas públicas do Japão. O país tem a maior expectativa de vida do mundo, com 84.2 anos e, conforme o cônsul, pode chegar até 2027 em 135 anos. “Fizemos políticas voltadas para a Sociedade Envelhecida. Reformando a visão do papel do idoso na sociedade. Pelo alto envelhecimento da nossa população, devemos buscar alternativas para o giro da economia”, disse Hajime.

A Conferência segue até às 17, no SESC (Avenida Central, nº 360).

________________________
Informações Adicionais:

Secretaria da Pessoa Idosa
(47) 3261-5300

Posts Relacionados

Netmak transfere matriz para Camboriú e prevê chegar a R$ 45 milhões de faturamento

Edson Piriquito reverte inelegibilidade e poderá concorrer às eleições de 2024

Homem e travesti se envolvem em conflito por desentendimento comercial em Balneário Camboriú

Funcionário agredido no Hospital Ruth Cardoso por padrasto de criança internada

Caminhonete-fumacê percorre ruas do Bairro Nova Esperança na noite desta quarta

Sessão da Câmara de BC aprova veto e projeto de Concessão do Estádio Municipal

Balneário Camboriú é destaque no Campeonato Estadual de Judô

Balneário Camboriú recebe a Pastel, primeira Feira Vegana da cidade, neste sábado

Shows musicais serão realizados em Camboriú para ajudar o Rio Grande do Sul

Projeto incentiva ciências exatas entre meninas em Balneário Camboriú