Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Esquenta do Festival Latinidades: programação para o próximo final de semana

Com foco em meninas de 8 a 13 anos, ação online aborda o tema da representação do cabelo e da beleza negra durante os quatro sábados de julho

Crédito: Juh Almeida

São Paulo, junho de 2021 – Nos dias 03, 10, 17 e 31 de julho, o Festival Latinidades 2021, repetindo o ato do ano passado, realiza uma edição esquenta, em parceria com o Instituto Akoma. Voltado para meninas negras de 8 a 13 anos, o Festival e o Instituto vão oferecer um curso online que aborda o cabelo crespo como identidade e expressão. O evento será pela plataforma Zoom e as inscrições podem ser feitas até o dia 01 de julho pelo link .

O objetivo desta ação é promover aprendizado às participantes sobre as diversas representações do cabelo e da beleza negra. O curso vai contar com leitura, discussão e tarefas de resolução de problemas na área de biologia, geometria, química e expressão criativa a partir do pensamento das tranças africanas. As crianças terão a oportunidade de documentar todo o processo.

“É uma alegria poder concretizar essa parceria. Além disso, vamos promover um espaço divertido e de aprendizado para essas crianças, algo que faz a diferença”, afirma Jaqueline Fernandes, coordenadora do festival.

O Latinidades completa 14 anos em 2021 e, como forma de celebração, anuncia a parceria com o Instituto Akoma. A entidade tem como missão cultivar uma comunidade global de aprendizagem para meninas negras e afro-indígenas. Eles proporcionam justiça educacional para comunidades marginalizadas e contam com professores ao redor do mundo.

Latinidades 2021: Ascensão Negra

O Festival deste ano traz como tema a ascensão negra. O evento, que acontece de 22 a 25 de julho, novamente de forma online, vai abordar uma sequência de acontecimentos que reforçam a contribuição da população negra para a humanidade. A programação completa será divulgada em breve.

Os principais conteúdos das atividades do Latinidades estarão ligados aos seguintes tópicos: espiritualidade, bem viver, autoconhecimento, saúde, afeto, economia/finanças, estética/beleza, disputa política sobre futuros e epistemologias/cosmovisões afro-centradas.

Festival Latinidades

A missão do festival é impulsionar a produção cultural e intelectual de mulheres negras, formação de público, capacitação e empoderamento. A primeira edição do Latinidades aconteceu no Distrito Federal, em 2008. Hoje, prestes a realizar a 14ª edição, o maior festival de mulheres negras da América Latina se tornou uma plataforma de formação e impulsionamento de trajetórias, saberes e fazeres de mulheres negras nas mais diferentes áreas do conhecimento.

Afrolatinas

Posts Relacionados

Vai aí um pastel sabor de vento?

Diário da Cidade

Sodiê Doces lança linha Bolos Regionais celebrando sabores do Brasil

Diário da Cidade

Miss Flamengo detona artistas famosos que estão no Rio Grande do Sul: “bando de sanguessugas”

Teatro de Balneário Camboriú recebe espetáculo A Bela e a Fera nesta sexta

Teatro Municipal de Itajaí sedia espetáculo João e o Pé de Feijão neste domingo (19)

De Deborah Secco a Carol Paiffer, as mulheres que são destaque no Empreende Brazil Conference

Restaurante de Itapema faz da gastronomia uma obra de arte

SHED apresenta festa neon com show da dupla Danilo & Davi nesta sexta-feira

Joinville (SC) recebe evento nacional sobre produção artesanal de cerveja a partir de amanhã (16)

Decoração escandinava: quais as características e como aplicar na casa