Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Aprovada a Política Municipal de Segurança Hídrica e o Desenvolvimento Sustentável de Balneário Camboriú

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú aprovou na sessão desta terça (10) o Projeto de Lei n.º 13/2021, de autoria do Vereador André Meirinho, que trata da Política Municipal de Segurança Hídrica e Desenvolvimento Sustentável.

O projeto, que agora depende somente da sanção do prefeito para virar lei, prevê princípios e diretrizes para o planejamento e gestão das águas, com estratégias para disponibilidade hídrica, despoluição, infraestrutura verde, drenagem de águas pluviais urbanas e prevenção e mitigação de desastres.

Entre os benefícios, o projeto prevê regras e  instrumentos de gestão coordenada que visam garantir água em quantidade e qualidade para atender às demandas da população residente e dos turista e o combate às enchentes e gerenciamento de riscos e regras para despoluição saúde dos nossos rios e praias.

Agradeço aos técnicos e à população que participou da construção e aprovação do projeto em audiência pública e aos vereadores pelos 11 votos favoráveis. Essa política é um marco para a governança entre os diversos órgãos, visando o planejamento e a gestão das águas de forma técnica, de modo que as tomadas de decisão não sejam alteradas a cada novo Prefeito eleito. Estamos agindo no presente e pensando no futuro, disse Meirinho

Conheça alguns dispositivos do Projeto

Entre os aspectos de disponibilidade hídrica, contempla regras para garantia de água bruta através da consideração de diversas alternativas: prioriza ações de conservação e reserva de água na bacia do Rio Camboriú, transposição de água de outras bacias, água subterrânea, dessalinização e reúso para usos específicos, além de aspectos sobre remodelação do sistema de abastecimento. Quanto à despoluição, dispõe sobre maior transparência de relatórios do Programa Se Liga na Rede, assim como medidas nos Planos de Emergência e Contingência para conter a  poluição ou contaminação dos corpos hídricos em diferentes aspectos, entre outros. Quanto às águas pluviais urbanas,  dispõe sobre jardins de chuva, jardins filtrantes, os canteiros pluviais, as biovaletas, as lagoas pluviais, as bacias de retenção, telhados verdes, grades verdes e estacionamentos drenantes. Para mitigação e prevenção de desastres, propõe medidas e instrumentos para prevenção e fortalecimento da resiliência e da capacidade adaptativa local concernentes ao aumento do nível do mar, a alagamentos e deslizamentos de encostas e outros fenômenos provenientes dos processos de mudanças naturais ou decorrentes da interferência antrópica.

Conheça o Projeto de Lei n.º 13/2021:
https://www.balneariocamboriu.sc.leg.br/camara/proposicao/pesquisa/0/1/0/116862

Posts Relacionados

Planejamento estratégico, investimentos em infraestrutura e ESG serão debatidos em congresso do setor portuário em Balneário Camboriú (SC)

Homem é detido por furto em Balneário Camboriú pela segunda vez em menos de 10 dias

Confira como ficará o trânsito em Camboriú durante o 39º Congresso dos Gideões

Balneário Camboriú ganhará Túnel de Vento que simula queda livre a 300 km/h

Câmara de BC: vereadores discutem Parque Linear e Novo Marambaia na sessão desta terça-feira

Home & Decor – Feira de Móveis, Imóveis e Decoração acontece em maio no Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco

VIII Simpósio Técnico do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú: inscrições abertas para capacitação sobre enquadramento hídrico

Balneário Camboriú e Itajaí recebem primeira etapa do Circuito Catarinense de Padel

Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú reforça a importância da vacinação contra a gripe

Abril Azul: Balneário Shopping tem ações inclusivas no mês de conscientização do autismo