Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Projeto terapêutico em Brusque auxilia na qualidade de vida de portadores de HIV e Hepatite

Com o intuito de participar do tratamento e acompanhar a melhora de cada usuário do Serviço de Assistência Especializada (SAE), a Secretaria de Saúde disponibiliza a todos os usuários portadores de HIV e Hepatite B e C, encontros terapêuticos com profissional capacitado.

O projeto tem como intuito principal melhorar a qualidade de vida dos pacientes da rede, por meio de atividades físicas e reeducação alimentar. Além disso, o paciente conta, ainda, com terapias alternativas, como auriculoterapia e a psicoterapia, técnicas que auxiliam na melhora de dores e ajudam no andamento psicológico do usuário.

A psicoterapia, além de ajudar o paciente a conquistar uma melhora no bem-estar, também faz o papel importante, de cuidar e orientar psicologicamente cada paciente com problemas encontrados relacionados à doença, como também problemas divergentes. É de grande relevância que o paciente esteja estabilizado psicologicamente, assim não abre espaço para uma instabilidade na imunidade.

A profissional responsável pelo projeto, Gloria Lúcia de Paula, psicóloga do SAE, ressalta a importância da participação nos encontros. “Participando dos encontros e aderindo ao tratamento, o paciente obtêm uma melhora no dia a dia, e adquire mais conhecimento sobre a doença, e sobre a medicação utilizada”. Os encontros são individuais e duram cerca de uma hora.

Como Participar do Projeto Terapêutico:
Para participar do projeto apenas é necessário que o paciente demonstre interesse e converse com os profissionais do SAE. É importante ressaltar que o usuário precisa fazer o tratamento desde o início dentro da rede municipal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3110-1027.

Teste Rápido:
Para realizar o teste rápido de HIV, sífilis e Hepatites B e C, a pessoa deve procurar a Unidade Básica de Saúde do bairro onde mora. O teste é realizado somente em algumas situações:
– Gestantes
– Parceiros de Gestantes
– Pessoas com sinais e sintomas de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis)
– Pessoas com Tuberculose
– Pessoas em situação de violência e/ou e exposição sexual
– Acidentes de trabalho com exposição a material biológico (sangue e secreções)

O SAE atende pessoas que tenham interesse em fazer estes exames, de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h30 horas, com pelo menos 3 horas de jejum. É necessário portar documento com foto e Cartão Nacional do SUS. O resultado fica pronto em dois a cinco dias.

Posts Relacionados

Grupo Koch marca presença no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, a APAS SHOW

Encontro Criativo recebe arquiteto para tratar do tema ‘Sustentabilidade Premiada’

Atletas de Florianópolis fazem vaquinha para participar de campeonato no Havaí

FIESC apresenta em Brusque programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

Fazzenda Park Resort investe em nova capacitação para colaboradores

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil em Blumenau

Balneário Camboriú continua recebendo doações para comunidades afetadas no RS

Os grandes nomes do marketing que estarão no Empreende Brazil Conference

Medidas preventivas para amenizar enchentes e inundações