Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Contratação de pessoas com deficiência traz benefícios para empresas

Segundo especialista, investir na inclusão melhora a imagem da organização perante o mercado e impacta positivamente na cultura organizacional

A contratação de Pessoas com Deficiência (PcD) é uma obrigação das empresas desde 1999. O que no início parecia ser apenas o cumprimento de uma obrigação legal, aos poucos se tornou uma necessidade, considerando o crescimento dessa população. Segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado esse ano, 8,4% da população acima dos 2 anos têm alguma deficiência. Além de contribuir para a inclusão, as organizações ainda contam com inúmeros benefícios ao contratarem PcD’s.

No Brasil, a reserva de vagas para pessoas com deficiência foi definida na Lei de Cotas (Lei nº 8.213/1991), porém só passou a ter eficácia no final de 1999, quando foi publicado o decreto nº 3.298. A legislação determina que as empresas com mais de 100 empregados contratem PcD’s com as cotas que variam de 2% a 5% do total de colaboradores.

“Podemos considerar a Lei de Cotas como um avanço na ampliação de oportunidades de autonomia do ser social. Ela permite o desenvolvimento de potencialidades, talentos, habilidades, aptidões físicas, cognitivas, sensoriais, psicossociais, atitudinais, profissionais e artísticas que contribuam para a conquista da autonomia da PcD e sua participação social em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas”, afirma Leonardo Sette Abrantes Fioravante, advogado e professor da pós-graduação no Centro Universitário Newton Paiva .

O especialista destaca ainda que, além dos benefícios ao PcD’s, os ganhos no dia a dia e no desenvolvimento da corporação, ao montar uma equipe de trabalho inclusiva, são inúmeros. “A empresa se torna mais humana, pois valoriza as competências de cada colaborador e busca desenvolver o potencial máximo da equipe. Ao conviver com diferentes tipos de deficiência, as pessoas passam a respeitar mais o próximo e desenvolvem mais senso de responsabilidade”, avalia o professor.

Além disso, o professor destaca que a melhoria da acessibilidade gerada pelo emprego de PcD’s, seja no espaço físico, na comunicação, ou no padrão de comportamento, faz com que a empresa seja reconhecida pela atitude de maneira positiva no mercado. Ao investir na inclusão consciente, a organização contribui para o fim do preconceito e para a construção de uma sociedade inclusiva.

Direitos específicos

Na avaliação de Leonardo, além de se preocupar com a simples destinação de vagas às pessoas com deficiência, é importante que haja a promoção de meios adaptativos para que essas pessoas tenham condições de ocupar o cargo. Por isso alguns direitos do PcD na empresa são diferenciados, como a jornada especial de trabalho.

“No caso de a deficiência necessitar de redução da jornada ou flexibilização de horário, é obrigação a empresa liberar. A remuneração deverá ser compatível com a jornada de cada pessoa, podendo variar de acordo com suas necessidades”, afirma o professor, que ressalta também o direito à igualdade salarial. Segundo ele, qualquer diferença na remuneração de quem desempenha funções compatíveis será punida, e caracteriza prática discriminatória.

O professor chama atenção ainda para o direito à estabilidade como um dos mais importantes. “Trata-se da garantia de que o empregado somente poderá ser dispensado sem justa causa mediante a contratação de substituto com as mesmas condições, e desde que esteja em regime de contrato determinado superior a 90 dias, ou regime indeterminado”, finaliza o professor da Newton Paiva.

Sobre o Centro Universitário Newton Paiva

Com 49 anos de história, três modernos complexos em Belo Horizonte (MG) e mais de 80% do corpo docente formado por mestres e doutores, a Newton está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. A Newton oferece cursos de graduação, pós-graduação e a distância nas áreas de ciências exatas, tecnologia, saúde, comunicação, ciências sociais e direito, além de programas de iniciação científica e de extensão e cursos livres online e presenciais. Consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE – Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU – Centro de Exercício Jurídico, NPCont – Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus – primeiro campus inteligente do estado. Os estudantes dos cursos de saúde, por exemplo, contam com as clínicas-escolas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Estética e a Clínica de Veterinária. Nesses espaços, orientados pelos professores, os estudantes aplicam na prática o conhecimento adquirido em sala de aula e prestam serviços para a população, e os alunos de Arquitetura e Urbanismo contam com o escritório-modelo, Studio N. Além da reconhecida qualidade de ensino e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênios e acordos com instituições educacionais internacionais.

Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.

Posts Relacionados

Aurora Coop é premiada no 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas

Grupo Koch marca presença no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, a APAS SHOW

Encontro Criativo recebe arquiteto para tratar do tema ‘Sustentabilidade Premiada’

Atletas de Florianópolis fazem vaquinha para participar de campeonato no Havaí

FIESC apresenta em Brusque programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

Fazzenda Park Resort investe em nova capacitação para colaboradores

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil em Blumenau

Balneário Camboriú continua recebendo doações para comunidades afetadas no RS