Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

AmpeBr celebra Dia da Costureira com retomada do projeto ‘Amor pela Costura’

No dia 25 de maio é celebrado o Dia da (o) Costureira (o), data instituída em Brusque e que homenageia os profissionais que atuam no segmento. Este ano, a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) celebra a data de forma diferente, com a retomada do projeto ‘Amor pela Costura’.

Iniciado em outubro de 2019, o projeto ensina de forma gratuita a arte da costura para dezenas de pessoas. Em março de 2020 as aulas precisaram ser interrompidas por conta da Covid-19, entretanto desde o dia 11 de maio deste ano elas foram retomadas e passaram a ser realizadas novamente na sede da entidade.

Retomada

Atualmente 90 alunos passaram a frequentar as aulas do projeto, divididos em seis turmas de 15 pessoas e seguindo todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19. “A entidade tem a parceria com a Uniasselvi, entretanto como a instituição educacional não está realizando aulas presenciais, por conta da pandemia, por enquanto as aulas do Amor pela Costura acontecem somente na sede da AmpeBr”, explica a diretora da entidade, Neide Feuzer Dalsenter.

O curso tem duração de três meses e, com a retomada, o projeto também ganhou o apoio da Prefeitura de Brusque, ampliando ainda mais seu papel social. “Para a AmpeBr é motivo de grande satisfação retomar esse curso, que tem grande importância social. Ensinar novamente essa mão de obra tão importante para o mercado de trabalho, para oferecer aos associados da entidade, além de oportunizar às pessoas qualificação, oportunidade de emprego e renda”, acrescenta Neide.

Experiência

Uma das professoras do projeto, a também costureira Marlei Salete Machado ressalta que a retomada das aulas é motivo de grande satisfação, já que a capacitação oferece uma oportunidade de emprego e renda para muitas pessoas, em especial as impactadas pela pandemia. “Sem dúvida é uma alegria muito grande ver que o curso pode transformar a vida de uma pessoa, já que ele ajuda nossos alunos a ter a chance de ser um profissional da área, a conseguir um trabalho onde geralmente se exige experiência. Além do que, o nosso município precisa muito dessa mão de obra. Nossos agradecimentos à AmpeBr por conceder, mais uma vez, essa oportunidade”, ressaltou.

A presidente da AmpeBr, Sandra Neli Werner também destacou a importância do projeto e a satisfação da entidade em poder oferecê-lo mais uma vez. “Santa Catarina é considerado um dos polos têxteis mais produtivo do Brasil, mas só continuará sendo se tivermos a mão de obra necessária, que produza das peças feitas aqui. E a retomada do projeto ‘Amor pela Costura’ fortalece ainda mais o mercado têxtil, já que capacita as pessoas da cidade ou quem está chegando no município e precisa de uma qualificação. Temos uma lista de espera muito grande de interessados e todos estavam muito ansiosos para recomeçar, pois sabemos da importância do mesmo, já que une a necessidade de mão de obra para as empresas e oferece oportunidades às pessoas”, ressaltou.

Por fim, a presidente da entidade deixa uma mensagem de agradecimento e estímulo aos profissionais do setor, pela passagem da data. “A AmpeBr deseja muito sucesso a todos os costureiros e costureiras da nossa cidade e região. Sabemos da importância da costura, desse setor crescer cada vez mais e esperamos ter em breve empreendedores nascendo dessa atividade tão importante para a nossa região. Parabéns a todos pela passagem do dia”, completou.

Para celebrar a data, a AmpeBr e o projeto Amor pela Costura também realizam uma live com sorteio de brindes, exclusivos para costureiras e costureiros.

Como participar

O projeto Amor pela Costura tem aulas no período matutino nas segundas e quartas-feiras, das 8h às 11h15; e nas terças e quintas, das 8h às 11h15. No período vespertino, as aulas ocorrem nas segundas e quartas, das 13h30 às 16h45; e nas terças e quintas, das 13h30 às 16h45. Já no período noturno, o projeto conta com turmas nas terças e quintas-feiras, das 18h45 às 22h; e nas quartas e sextas, das 18h45 às 22h.

Interessados em participar do curso devem entrar em contato com a AmpeBr, através do telefone (47) 3351-3811 para deixar o nome e demais informações para a lista de espera, assim que houver vagas disponíveis.

O curso é gratuito, tem apoio da Prefeitura de Brusque, da Uniasselvi e da RC Máquinas que cede máquinas para o curso.

Saiba mais

O projeto ‘Amor pela Costura’ é uma iniciativa das profissionais da área, Marlei Salete Machado e Maria Isabel Daroceski, e ganhou força com o apoio da AmpeBr desde outubro de 2019. Em fevereiro de 2020 o projeto formou 39 profissionais para o mercado de trabalho. Em março do mesmo ano, através de uma parceria com a Uniasselvi, foram ampliadas as turmas e os horários, chegando a atender 150 profissionais. Entretanto, por conta da pandemia da Covid-19, desde então as aulas foram interrompidas.

Apesar da paralisação, no mês de abril de 2020 as quatro professoras do projeto passaram a fazer a produção de máscaras, de forma voluntária, que posteriormente foram doadas para a Assistência Social do município e para os associados da AmpeBr, distribuídas na comunidade de Brusque de forma gratuita, reforçando mais uma vez a importância do papel das costureiras na cidade e na região.

Posts Relacionados

Aurora Coop é premiada no 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas

Grupo Koch marca presença no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, a APAS SHOW

Encontro Criativo recebe arquiteto para tratar do tema ‘Sustentabilidade Premiada’

Atletas de Florianópolis fazem vaquinha para participar de campeonato no Havaí

FIESC apresenta em Brusque programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

Fazzenda Park Resort investe em nova capacitação para colaboradores

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil em Blumenau

Balneário Camboriú continua recebendo doações para comunidades afetadas no RS