Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Applied Biology e Samel inauguram centro de pesquisa em Covid-19 no Amazonas

Para pesquisadores, surgimento de variantes do vírus na Amazônia brasileira representam oportunidade única de estudar tratamentos para a doença

A Applied Biology anunciou no final de fevereiro a conclusão de uma parceria com a Samel, maior grupo de saúde do estado do Amazonas. Juntas, as duas instituições estão consolidando um centro de pesquisas clínicas que vai estudar as variantes emergentes do SARS-CoV-2, movimento considerado essencial para acabar com a pandemia global.

De acordo com os pesquisadores envolvidos no novo centro, o estado do Amazonas tem sido um ponto focal das novas variantes do vírus que causam a doença. Teme-se que algumas das novas cepas emergentes, como a P1, tornem as vacinações e tratamentos menos eficientes.

Para o CMO (Chief Medical Officer) da Applied Biology, Andy Goren, as duas novas variantes do vírus descobertas no Amazonas são uma grande causa de preocupação quando se trata da evolução da pandemia de Covid-19. “Estamos atualmente estudando um novo anti-andrógeno como tratamento potencial para estas variantes recém-descobertas e, com isso, expandindo nossos estudos dobre vacinas”, afirma.

O CEO do grupo Samel, Luis Alberto Nicolau, o estado da arte dos hospitais do grupo foi importantíssimo para salvar vidas durante a primeira onda da pandemia. “Combinando nosso conhecimento e a qualidade de nosso atendimento com os avanços científicos trazidos pela Applied Biology, estamos nos esforçando para nos tornar um centro de pesquisas chave no combate à Covid-19”, diz.

O diretor médico do grupo Samel, Daniel Fonseca, reforça a posição da instituição. “Seguindo nossa colaboração com a Applied Biology na condução do estudo anti-andrógeno em pacientes hospitalizados, desenvolvemos a infraestrutura científica e médica para estender nossos estudos a terapias e vacinas inovadoras para o tratamento de COVID-19”.

Escala global

O estudo anti-andrógeno coordenado pela Applied Biology vems endo realizado em escala global com a participação do laboratório chinês Kintor Phamaceutical. O CEO do laboratório, Tong Youzhi, ressalta que resultados preliminares do uso de emergência da proxalutamida em pacientes em estado grave revelaram “surpreendentemente” uma redução no número de mortes e de doentes que tiveram de ser entubados, acrescentou o investigador.

Diante dos resultados preliminares, Youzhi revelou que o laboratório está preparando a fase final de testes clínicos no Brasil, China e em outros países. Num anúncio enviado à Bolsa de Valores de Hong Kong, o Kintor disse esperar que os resultados dos testes clínicos com proxalutamida estejam disponíveis em março.

O proxalutamida é um agente bloqueador do androgénio, porque a hormona sexual masculina parece ajudar o novo coronavírus a entrar nas células humanas, algo sugerido por uma investigação feita em 2020 na Universidade de Suzhou, junto a Xangai.

Em estudos prévios, a proxalutamida reduziu o risco de hospitalização dos pacientes infetados pelo novo coronavírus em 100%, no caso dos homens, e em 90% nas mulheres, referiu o laboratório no mês passado.

Sobre a Applied Biology

Fundada em 2002 e com sede em Irvine (EUA), a Applied Biology (https://www.appliedbiology.com) é uma companhia de biotecnologia especializada em ciência de cabelo e pele. A Applied Biology desenvolve drogas inovadoras e dispositivos médicos para o tratamento de condições dermatológicas mediadas por andrógenos. O pipeline de P&D da Applied Biology inclui um tratamento profilático aplicado topicamente para alopecia induzida por quimioterapia; um novo dispositivo de diagnóstico que pode ajudar os dermatologistas a identificar aqueles que não respondem ao minoxidil tópico; uma terapia adjuvante para não respondedores ao minoxidil tópico; e uma nova terapia para queda de cabelo de padrão feminino.

Sobre a Samel

Com 40 anos de atuação em Manaus oferecendo planos de saúde empresariais e assistência médico-hospitalar e odontológica em seis unidades próprias – Hospital Samel; Hospital Oscar Nicolau; Hospital Samel Boulevard; Centro Médico Getúlio Vargas; Centro Médico São José e Centro Médico Via Norte – localizadas em diversas zonas da cidade, e uma sétima unidade hospitalar que está em construção no bairro Aleixo, com previsão de inauguração em novembro de 2021, a Samel é um grupo genuinamente amazonense que contribui para o desenvolvimento da região e está engajada em diversos projetos que beneficiam a sociedade amazonense. Com equipe multiprofissional altamente especializada que oferece assistência médica 24 horas aos seus mais de 110 mil cientes, a Samel possui certificações que atestam a eficiência dos seus processos demonstrando padrões de excelência e segurança para seus clientes e profissionais a nível nacional e internacional.

Posts Relacionados

Queijo representa 14% do consumo global lácteo; Confira receita da pizza de 4 queijos da Borda & Lenha

IFAT Brasil: Municípios com até 50 mil habitantes trabalham para cumprir prazo de encerramento dos lixões

Entenda a importância da segurança nas instalações de painéis fotovoltaicos

Diário da Cidade

JET gera novos empregos em SC e Porto Alegre; saiba mais

Exame com contraste: entenda como funciona e para que serve

Com Mercado Livre de Energia a economia na conta de luz pode chegar a até 40%

Galbani, a marca número 1 de queijos na Itália chega ao Brasil

Portos RS se consolida como hub tecnológico portuário na América Latina

4 dicas para comprar aparelhos eletrônicos usados pela internet

Destinos brasileiros para conhecer no outono