Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Aquecedores de água a gás devem passar por manutenção anual

Tragédias como a que vitimou casal no Rio de Janeiro podem ser evitadas por meio da compra de produtos certificados e com manutenção em dia

Pequenos cuidados com a prevenção na compra e a manutenção anual de rotina em equipamentos a gás podem evitar tragédias como a ocorrida na última terça-feira (22.06), no Rio de Janeiro (RJ), que vitimou um jovem casal em consequência de um vazamento de gás no aquecedor de água do banheiro, conforme aponta a linha de investigação conduzida por policiais da 14ª Delegacia de Polícia do Leblon.

Com regulamentação própria, instituída pela Portaria nº 182/2012 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), os aquecedores de água a gás passam por rigorosos testes antes de chegar ao consumidor, devendo ainda passar por manutenção anual de rotina. De janeiro a junho deste ano, 18 equipamentos obtiveram o registro na autarquia.

“Após instalado, é recomendável que o aquecedor passe por manutenção anual de empresas especializadas, pois há cabos de conexões que podem se deteriorar com o tempo”, explica o vice-presidente da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Leonardo Tozzi Pinehrio. Durante a compra de um aquecedor de água a gás, o consumidor deve ficar atento se o produto possui o selo do Inmetro e do Organismos de Certificação de Produto. Em caso de dúvidas, é possível consultar o registro do equipamento no site da autarquia: https://www.inmetro.gov.br/registrosobjetos

Testes em laboratórios

Para dar início ao processo de certificação de um aquecedor de água a gás, o fabricante deve entrar em contato com um Organismo de Certificação de Produto (OCP) acreditado pelo Inmetro. Com os dados do produto, a instituição indica um laboratório capacitado para realizar os ensaios técnicos, enquanto realiza a auditoria junto à fábrica.

Entre os testes pelos quais o equipamento passa estão a determinação da potência nominal nas condições-padrão, temperatura da capa e dos controles, estabilidade de queima, temperatura máxima de saída de água, tempo de acionamento do dispositivo de segurança de ignição, marcação e embalagem, estanqueidade da câmara de combustão (aplicável somente para aparelhos com fluxo balanceado), acendimento de aparelhos com chama piloto, apagamento de aparelhos, pressão e vazão mínima de operação para o funcionamento do aparelho, e rendimento.

Também são realizados os ensaios de estanqueidade e avaliação das características higiênicas, que verifica a confiabilidade do gás utilizado e se este possui todos os dispositivos de segurança exigidos pela Portaria do Inmetro nº 282.

Sobre a Abrac

Fundada em 2009, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) reúne as empresas responsáveis pela avaliação da conformidade de produtos, sistemas e laboratórios de ensaio e calibração, acreditados pelo Inmetro e designados pela Anatel, que são oferecidos aos cidadãos, trabalhando em sua inspeção e certificação com o objetivo de informar e proteger o consumidor, em particular quanto à saúde, segurança e meio ambiente; propiciar a concorrência justa; estimular a melhoria contínua da qualidade; facilitar o comércio internacional; e fortalecer o mercado interno, atuando em conjunto com os órgãos reguladores das atividades em âmbito nacional.

Posts Relacionados

Musical “Aventuras de Abu” relembra clássico infantil no Balneário Shopping

Casa renovada, casa com você: Karsten ressalta inovação e a conexão com pessoas em novo posicionamento de marca

Festival Best of Blues and Rock terá apresentação do aclamado guitarrista norte-americano Eric Gales

Whey protein concentrado, isolado ou hidrolisado? Saiba as diferenças e qual a melhor opção

Banda mineira surpreende com releitura do Hino do Flamengo

Flávia Alessandra é presença confirmada no Elas, do Balneário Shopping

TITÃS CHEGA A CURITIBA COM NOVO TRABALHO

Com o legítimo sabor italiano, Mais1.Café lança Empanada Caprese em parceria com a Catupiry®

Maior Tributo Internacional dos Bee Gees chega a Curitiba neste domingo, no Guairão

Festival de Outono do Jurerê OPEN agita o final de semana com 16 atrações