Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Câncer de mama é tema em roda de conversa no Núcleo de Atenção à Mulher

Câncer de mama é tema em roda de conversa no Núcleo de Atenção à Mulher

Esta quinta-feira (05), foi dia de conversar e tirar dúvidas sobre o câncer de mama e formas de prevenção no Núcleo de Atenção à Mulher (NAM) de Balneário Camboriú. Enquanto aguardavam atendimento, as pacientes foram convidadas a participarem de uma roda de conversa com o médico mastologista Humberto Grisa. Esta ação faz parte da Campanha Outubro Rosa que tem o objetivo de conscientizar sobre a importância de prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama e de colo uterino.

Renata Silva, de 41 anos, esteve na unidade para levar os exames que já realizou. Há cinco anos ela foi diagnosticada com um nódulo e acha muito importante as mulheres poderem tirar todas as dúvidas em relação ao assunto. “É necessário fazer todos os exames até que se chegue a um disgnóstico final. Investigar a fundo os casos como o meu”, comentou. Quem participou da roda de conversa atenta foi a dona de casa Neuzeli Benvenutti, de 53 anos, que realiza anualmente a mamografia. “Acho muito válido esse trabalho de conscientização. Quanto antes for diagnosticado a doença, melhor será para curá-la”, falou.

De acordo com o médico mastologista da Rede Municipal, Humberto Grisa, para prevenir o câncer de mama é preciso ter uma boa qualidade de vida como forma de defesa do organismo. “A melhor maneira de prevenção é evitar os agentes agressivos que podem favorecer o surgimento da doença como o uso de cigarro, bebidas alcoólicas, falta de atividades físicas e obesidade”, pontuou o médico que destacou ainda que ter uma alimentação saudável e cuidar do emocional também são importantes para a prevenção.

As mulheres receberam ainda orientações passadas pela enfermeira do NAM, Tatiana Stumm, que destacou a relevância de se conhecer o próprio corpo por meio da autopalpação das mamas. “Orientamos que a mulher se olhe no espelho, se toque e sinta as mamas. Se perceber alguma alteração deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para um exame clínico por um profissional da saúde”, explica. A mamografia deve ser realizada a partir dos 40 anos de idade a cada dois anos. Dos 45 aos 55 anos deve-se se repetir o exame anualmente.

Como ação do Outubro Rosa o NAM iniciou uma campanha e arrecadação de lenços, perucas e cabelos para a ONG Câncer com Alegria. No sábado (21) será realizado no Núcleo o Dia D, onde as mulheres receberão atendimento médico e de enfermagem, com preventivo de câncer de colo de útero e exame de mamas. O evento, com início às 8h e encerramento às 17h, contará ainda com apresentações culturais durante todo o dia.

_____________________
Informações Adicionais:

Núcleo de Atenção à Mulher (NAM)
(47) 3361-5482

Posts Relacionados

Aurora Coop é premiada no 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas

Grupo Koch marca presença no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, a APAS SHOW

Encontro Criativo recebe arquiteto para tratar do tema ‘Sustentabilidade Premiada’

Atletas de Florianópolis fazem vaquinha para participar de campeonato no Havaí

FIESC apresenta em Brusque programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

Fazzenda Park Resort investe em nova capacitação para colaboradores

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil em Blumenau

Balneário Camboriú continua recebendo doações para comunidades afetadas no RS