Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

CERES disponibiliza atendimento psiquiátrico em Itapema

Pacientes psiquiátricos tem atendimento de qualidade em Itapema. Três profissionais estão disponíveis a população no Centro de Referências e Especialidades (CERES). As consultas são realizadas com prévio encaminhamento e agendamento nas próprias Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Segundo o Psiquiatra, Walmor Lange Jr, a grande maioria dos casos que ele recebe é de transtorno de ansiedade e depressivo. “Atendemos diversos casos aqui no CERES, os mais comuns são pacientes com ansiedade e depressão. Outros casos como bipolaridade, esquizofrenia, dependência química também são atendidos. Cera de 40% dos casos são associados a outras doenças, por isso trabalhamos em conjunto com os médicos do CERES. A terapia medicamentosa não pode interagir uma com a outra dos outros tratamentos, esse também é um cuidado nosso”, explicou.

Walmor relatou também que o objetivo como profissional da saúde mental é aliviar o sofrimento trazendo bem-estar psíquico aos pacientes. “É necessária uma avaliação detalhada do indivíduo, avaliando as perspectivas biológicas, psicológicas e até mesmo culturais. Esta avaliação realizada envolve o exame de seu estado mental”, comentou o psquiatra.

Crianças e adolescentes também são atendidos pelos psiquiatras. Muitos dos casos são portadores de déficits intelectuais ou Transtorno de Déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) que pode persistir na idade adulta.

Psiquiatria

A psiquiatria é uma especialidade da medicina que tem como finalidade o diagnóstico, tratamento, prevenção e reabilitação dos mais variados distúrbios mentais, sejam eles de origem orgânica ou funcional. Podem ser utilizados, exames de imagens, testes neurológicos, psicológicos para auxiliar a avaliação do indivíduo, podendo ser solicitado exames laboratoriais e físicos.

O Psiquiatra, geralmente utiliza da psicofarmacoterapia, ou seja, receita medicamentos para aliviar os sintomas provenientes do problema de saúde mental do indivíduo, enquanto o psicanalista ajuda-o a entender e enfrentar estes problemas. Os dois trabalham em conjunto até que o indivíduo possa deixar de usar os seus medicamentos (em alguns casos) e aprender a como lidar com seus problemas de forma autônoma.

Posts Relacionados

Aurora Coop é premiada no 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas

Grupo Koch marca presença no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, a APAS SHOW

Encontro Criativo recebe arquiteto para tratar do tema ‘Sustentabilidade Premiada’

Atletas de Florianópolis fazem vaquinha para participar de campeonato no Havaí

FIESC apresenta em Brusque programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

Fazzenda Park Resort investe em nova capacitação para colaboradores

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil em Blumenau

Balneário Camboriú continua recebendo doações para comunidades afetadas no RS