Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Cultivo da Magia: sentir, celebrar, agir e agradecer, o encanto da vida!

Fort Atacadista de Chapecó comemora a Páscoa com programação especial e valoriza diferentes formas de preservar a magia, os valores e a tradição

A magia e o encanto estão enraizados na vida da pequena Antônia Valdameri, de cinco anos, desde que decidiu unir o seu amor por plantas e a vontade de realizar os próprios sonhos. Aos quatro anos de idade propôs, para a mãe Raquel Canello (31 anos), a produção artesanal e a venda de flores, com o intuito de arrecadar dinheiro e viajar com a família. Essa brincadeira ganhou também o apoio do irmão, Marco Antônio Valdameri (9 anos).  Juntos conectaram-se com a natureza e acreditaram no propósito.

Para a mãe, Raquel, é fundamental incentivar os filhos em projetos que contribuam para o desenvolvimento humano e social. Pensando nisso, acompanha e orienta as crianças para viabilizar a proposta até o momento que Antônia e Marco achem interessante e se divirtam executando.

“Trabalho com terapias alternativas e também sou pedagoga. Considero essencial propiciar experiências e acreditar no potencial das crianças. Da mesma forma, acho importante estimular meus filhos. Por meio da prática, desenvolvemos consciência ecológica, porque plantamos e reaproveitamos as garrafas de vidros para produzir os vasos, sempre com a ajuda do Diogo Weitz, que é amigo da família. Também trabalhamos questões psicomotoras e educação financeira e empreendedora, além de garantir mais qualidade de vida por meio desse contato com a natureza”, destacou Raquel.

A dedicação já rendeu bons frutos. A família viajou com o dinheiro das plantas e aproveitou a praia em Imbituba (SC). “Foi uma conquista! Uma brincadeira que fomentou um sonho. Além do prazer de compartilharmos esse momento juntos, a iniciativa das crianças inspirou também colegas da escola, que iniciaram a produção de outras atividades para ter essa experiência, e adultos que tinham receio de comercializar seus produtos. Quando essas pessoas encontraram as crianças na feira se divertindo para atingir uma meta, acreditaram no seu potencial e perceberam que poderiam administrar os negócios com mais leveza. Construímos muitas conexões”, relatou Raquel.

O encanto de acreditar na transformação por meio de ações lúdicas está presente também de outras formas na rotina da família, inclusive em datas comemorativas especiais. Um exemplo é a Páscoa, celebrada neste domingo (9). Marco e Antônia participaram da ação que marcou a chegada do Coelhinho, no Fort Atacadista de Chapecó, no último fim de semana. Além da pintura facial, os irmãos e outras crianças que visitaram o atacarejo interagiram no espaço reservado para desenhos, além de garantir diversas fotos com o Coelhinho.

“A Páscoa é magia e também um bom momento para ganhar chocolates”, brincou Marco Antônio. A união ainda é uma tradição para a família. Raquel, mãe de Marco e Antonia, afirmou que busca preservar o simbolismo da data. “A Páscoa tem uma forte alusão religiosa e também um encanto, mas que estão se perdendo. Na minha infância, brincávamos de caça aos ovos e as festas em família tinham uma força diferente. Porém, tento resgatar isso de alguma forma para que o dia seja inspirador para eles”.

Para João Vinicius, de 11 anos, que também participou das atividades, a Páscoa é oportuna para reforçar a conexão espiritual. “Comemoro a ressurreição de Jesus e aproveito a data para ficar mais próximo da minha família, porque é um momento de união. Também gosto do contato com o coelhinho e de ganhar doces”, realçou.

         A chapecoense Simone Alves De Gois (35 anos) e o marido Bernardo Sérgio de Lima (42 anos) foram as compras com, praticamente, toda a família. Filhos e sobrinhos participaram da programação, mas se envolveram, principalmente, com a pintura facial e com o desenho, porque desconstruíram as crenças sobre o Coelho da Páscoa.

“Já se perdeu muito o significado lúdico da Páscoa. Nossas crianças já não estão mais tão conectadas com a data. Na nossa época, gostávamos de pintar e procurar os ovos, unir a família e participar das brincadeiras, agora tudo é mais digital e também comercial”, ressaltou Bernardo.

Bianca Soares de Lima (4 anos), do município de Alpestre (RS), contrapõe a ideia de que o coelhinho não existe. Em alguns momentos, sentiu receio de se aproximar do mascote, mas essa resistência se quebrou com um singelo agrado. Chegou perto de fininho e abraçou o coelho para garantir seu chocolate. “O Coelhinho é legal e ‘amanhã’ chega a Páscoa. Sabia que eu adoro ganhar ovos? Também gosto de estudar matemática, da cor rosa, de fazer tatuagem no rosto e de desenhar. Faço obras de arte para minha mãe.   Tá ficando bonito?”, questionou ao ser entrevistada enquanto coloria seu livro.

Para o gerente regional do Fort Atacadista, Éderson Fiorese, é gratificante organizar ações que fortaleçam o espírito pascal. “Assim como em outras datas comemorativas que historicamente têm uma simbologia forte, na Páscoa também planejamos nossas atividades com o intuito de oferecer um pouco dessa magia e reestabelecer, preservar e intensificar a tradição e os valores. E deu certo! A programação aconteceu até meio-dia e percebemos que o público queria mais. Esse sentimento nos entusiasma para oferecer mais momentos assim”.

O Coelhinho também deixou seu recado. Objetivo, mas indispensável. “Desejo união, amor para as famílias, mais conexão com a espiritualidade, doces e uma Feliz Páscoa!”.

Simone Alves De Gois e Bernardo Sérgio de Lima participaram, com a família, da ação de Páscoa no Fort Atacadista de Chapecó (Foto: MB Comunicação)

Posts Relacionados

Vai aí um pastel sabor de vento?

Diário da Cidade

Sodiê Doces lança linha Bolos Regionais celebrando sabores do Brasil

Diário da Cidade

Miss Flamengo detona artistas famosos que estão no Rio Grande do Sul: “bando de sanguessugas”

Teatro de Balneário Camboriú recebe espetáculo A Bela e a Fera nesta sexta

Teatro Municipal de Itajaí sedia espetáculo João e o Pé de Feijão neste domingo (19)

De Deborah Secco a Carol Paiffer, as mulheres que são destaque no Empreende Brazil Conference

Restaurante de Itapema faz da gastronomia uma obra de arte

SHED apresenta festa neon com show da dupla Danilo & Davi nesta sexta-feira

Joinville (SC) recebe evento nacional sobre produção artesanal de cerveja a partir de amanhã (16)

Decoração escandinava: quais as características e como aplicar na casa