Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Cunha Porã aposta no crescimento local com base no empreendedorismo

Município aderiu ao Programa Agente Territorial Sebrae e recebeu agenda setorial com diagnóstico de prioridades de atuação

Com uma população de pouco mais de 11 mil habitantes, o município de Cunha Porã, localizado no Extremo Oeste de Santa Catarina, tem na agricultura a principal base econômica. O setor contribui com 64,10% do valor adicionado ao movimento econômico e os segmentos da indústria, comércio, telecomunicações e transporte com 35,9%. Em franco desenvolvimento, o município vem apostando em iniciativas que fomentam e potencializam a economia local de maneira sustentável.

Recentemente o município aderiu ao Programa Agente Territorial Sebrae (ATS) e recebeu do Sebrae/SC a agenda setorial. No documento consiste necessidades dos principais setores econômicos do município. Com base nessas informações, o ATS presta consultoria e acompanhamento na implementação de estratégias de desenvolvimento econômico, políticas públicas e articulação de uma rede de agentes regionais de fomento ao empreendedorismo.

O secretário municipal de desenvolvimento econômico e turismo, Ariel José Henn, destaca que esse é um trabalho realizado pelo Sebrae/SC em parceria com a Administração Municipal de Cunha Porã, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e a Associação Empresarial, Comercial e Industrial com foco no crescimento das atividades econômicas do município.

Henn explica que, inicialmente, na agenda setorial, o município focou nos setores da indústria, comércio e turismo e já teve como resultados a possível criação de um núcleo da indústria junto a Associação Empresarial. Nos últimos dois anos Cunha Porã trabalhou intensivamente com cursos e capacitações.

Entre eles o secretário destaca: cursos de costura industrial básico e avançado; capacitação em boas práticas de fabricação para restaurantes; prospera MEI 1 e 2 com rodada de negócios; Caravana do Emprego, Programa Pró Empresa subsidio de juros, além da implantação do novo Distrito Industrial com 24 lotes e mais de R$ 5 milhões em investimentos. “Dentre outras ações importantes que auxiliam no crescimento e desenvolvimento de Cunha Porã ”, cita o secretário.

Seguindo com o mesmo intuito, o município também formalizou a assinatura do termo de adesão ao Programa Cidade Empreendedora do Sebrae/SC. “O objetivo é fomentar, ainda mais, o desenvolvimento econômico, incentivar o empreendedorismo e criar ambientes favoráveis aos negócios. Esses dois programas contribuirão muito para que a Administração Municipal e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico sigam com ações voltadas ao crescimento local”, acrescenta.

O secretário ressalta, ainda, que, desde novembro de 2022, o município vem fomentando, por meio do ATS, o segmento de turismo com a intenção de atrair mais visitantes e, consequentemente, gerar fluxo de dinheiro na economia, fortalecer os pequenos negócios locais e incrementar o movimento econômico.

“Temos paisagens espetaculares no interior e atrativos na área urbana, por isso pretendemos elaborar uma rota turística no município. Os próximos passos serão dados com o Cidade Empreendedora que viabilizará consultoria nessa área. Isso somará com as ações desenvolvidas com a Entidade Empresarial, que tem Núcleo de Turismo e Gastronomia, e com a Administração Municipal”, reforça.

FOCO NO EMPREENDEDORISMO

A partir da adesão do ATS o município de Cunha Porã identificou e elencou estratégias por meio do trabalho do agente territorial Oender Pagliari. Entre elas, se destacam a qualificação de pessoas para atuar nas empresas locais e o desenvolvimento de políticas e ações que incentivem os jovens a permanecerem no município.

 “Os empreendimentos locais precisam contar com um ambiente propício ao seu desenvolvimento, com infraestrutura adequada, com serviços e conhecimentos integrados e responsivos, além de políticas e regulações que incrementem sua competitividade e sustentabilidade”, explica o gestor regional do programa ATS no oeste, Réges Chimello.

De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, o Sebrae/SC entende que os pequenos negócios têm um papel preponderante no desenvolvimento territorial.

“O foco do Sebrae/SC está em articular a criação, o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas que promovam nas diversas esferas, desde a concepção, análise e divulgação das melhores práticas, até a orientação às lideranças públicas sobre marcos legais de interesse dos pequenos negócios. O ATS e o Cidade Empreendedora são dois programas do Sebrae/SC que auxiliarão no desenvolvimento econômico de Cunha Porã”.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

Foto: Ariel José Henn

Posts Relacionados

Aurora Coop é premiada no 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas

Grupo Koch marca presença no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, a APAS SHOW

Encontro Criativo recebe arquiteto para tratar do tema ‘Sustentabilidade Premiada’

Atletas de Florianópolis fazem vaquinha para participar de campeonato no Havaí

FIESC apresenta em Brusque programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

Fazzenda Park Resort investe em nova capacitação para colaboradores

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil em Blumenau

Balneário Camboriú continua recebendo doações para comunidades afetadas no RS