Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Dia Mundial do Livro: 14 obras que estão na mesa de cabeceira de empreendedores de sucesso

De obras sobre educação não violenta para crianças à histórias sobre o império russo, saiba quais as obras que estão nas mãos dos líderes de grandes empresas

O Dia Mundial do Livro é celebrado em 23 de abril, data escolhida pela Organização das Nações Unidas para Educação – Unesco, para incentivar a leitura e homenagear grandes nomes da literatura, como os escritores Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare. O hábito, que atravessa séculos, segue servindo de inspiração para muitos, inclusive para empreendedores, que contam quais obras estão lendo:

Temas relacionados à educação infantil são as obras procuradas pela CEO da rede SPA Express, Luciana Piquet, no momento. “Com uma filha de dois anos, estou numa fase de  entender e aprender sobre este universo. ‘Educação não violenta’ e o ‘Cérebro da Criança’ foram minhas últimas leituras”, conta aos risos. Já o CEO da rede de lavanderias self-service, Lavô, Angelo Max Donaton, vem se entretendo com o livro ‘Operação Cavalo de Tróia’ de  J.J. Benítez. “A obra tem uma trama incrível de ficção científica”, valoriza o empresário que também é fã da saga ‘Game of Thrones’, de George R.R. Martin.

O motivo pelo qual algumas pessoas chegam ao sucesso e outras não, faz parte da narrativa do livro Dar e Receber, de Adam Grant, obra recomendada pelo fundador da OdontoCompany, maior rede de clínicas de odontologia do mundo, Paulo Zahr. O empreendedor também indica, para quem procura histórias baseadas em fatos reais, a obra de Janet Skeslien Charles, A biblioteca de Paris.

Os Románov 1613-1918’, de Simon Sebag Montefiore, que conta a história de como uma família transformou um principado arruinado pela guerra em um dos maiores impérios do mundo, é a obra que Renato Ticoulat, presidente da Limpeza com Zelo, está lendo no momento. “Recomendo a leitura deste título. Uma história fascinante que pode trazer bons frutos para o empreendedorismo”, explica.

Outra indicação de leitura é o ‘Seja Foda!’, de Caio Carneiro, indicado pelo CEO da Sofá Novo de Novo, Eduardo Tafa. “Com foco em mudar o mindset, o conteúdo te mostra que é possível encontrar equilíbrio e sucesso em todas as áreas da vida”, explica. Para quem gosta de finanças, a dica é do Co-CEO e Co-Founder da Park Education, rede de educação bilíngue, criatividade e soft skills, Eduardo Pacheco. “Do autor, Benjamin Graham, ‘O Investidor Inteligente’ é o melhor livro de investimentos que já li. Warren Buffett tem razão”, ressalta.

A dica de Gare Marques, sócio-fundador da Mais1 Café, rede de cafés especiais, é o livro ‘Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas’, de Dale Carnegie. “Eu acredito que ele é transformador para uma evolução na forma de enxergar relacionamentos interpessoais e a forma de tratarmos situações e pessoas”, explica. Já o Wanderson Leite, CEO da Prospecta Obras, aposta em uma leitura da sua adolescência como dica literária. O livro ‘Por quem os sinos dobram’, de  Ernest Hemingway, “é um livro que já tive contato algumas vezes, sempre retomando a leitura, porque o enredo apresentado te leva a muitas reflexões sobre a vida”, conta.

O título ‘As 16 leis do sucesso’, de Napoleon Hill, é a leitura de Fritz Paixão, CEO da CleanNew. “A obra reúne as 16 poderosas lições que são base de toda filosofia, essencial para a nossa vida”, completa. E o executivo Cândido Espinheira, CEO da Yes! Cosmetics, marca de cosméticos que está  se renovando ao tornar o portfólio 100% vegano, a leitura da vez é ‘O almanaque de Naval Ravikant: Um guia para a riqueza e a felicidade’. O autor é um dos primeiros investidores da Uber e do Twitter.

A obra indicada pelo Celso Fortes, CEO e fundador da Açougue Vegano, primeira rede de franquias de restaurantes veganos do Brasil, é ‘Essencialismo’, de Greg Mckeown. “Este livro me ajudou a identificar e orientar minhas decisões, principalmente identificar o que realmente importa”, declara. E, para Rafael Ramos, diretor de marketing e sócio-fundador da Casa de Bolos, a maior rede e pioneira no segmento de bolos caseiros, a indicação é clássica. “A Bíblia Sagrada é o primeiro livro que tive contato e me serve de guia, com base em princípios e valores que utilizo tanto nos negócios como no meu dia a dia”, afirma o executivo.

Posts Relacionados

Vai aí um pastel sabor de vento?

Diário da Cidade

Sodiê Doces lança linha Bolos Regionais celebrando sabores do Brasil

Diário da Cidade

Miss Flamengo detona artistas famosos que estão no Rio Grande do Sul: “bando de sanguessugas”

Teatro de Balneário Camboriú recebe espetáculo A Bela e a Fera nesta sexta

Teatro Municipal de Itajaí sedia espetáculo João e o Pé de Feijão neste domingo (19)

De Deborah Secco a Carol Paiffer, as mulheres que são destaque no Empreende Brazil Conference

Restaurante de Itapema faz da gastronomia uma obra de arte

SHED apresenta festa neon com show da dupla Danilo & Davi nesta sexta-feira

Joinville (SC) recebe evento nacional sobre produção artesanal de cerveja a partir de amanhã (16)

Decoração escandinava: quais as características e como aplicar na casa