Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc zentretenimento

Educação com música é exemplo em Itajaí

Professor da Rede Municipal de Ensino, Eliton Clayton Rufino Seara, usa composições próprias para ensinar lições como o respeito mútuo e o convívio em comunidade

O professor Eliton Clayton Rufino Seara, 28 anos, trabalha no Centro Educacional Infantil Hercílio Bento, em Itajaí, e encontrou um jeito diferente de motivar os alunos e fazer com que eles participem com mais vontade das aulas de Educação Física. Com um violão e muita criatividade, ele canta e encanta os pequenos e vem chamando a atenção até dos colegas de profissão. O método de ensino já foi parar nas redes sociais e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Eliton conta que a ideia de usar a música em sala de aula surgiu assim que ele foi efetivado na Rede Municipal de Ensino. A partir daquele momento criou uma página no Facebook com o título “Educação Física e Educação Infantil”. Passou então a trabalhar atividades corporais com a criançada. Tudo ligado às músicas compostas por ele mesmo. “Atingimos com a música uma questão afetiva, emocional e de criatividade corporal muito grande. Então é importante neste sentido pensar que a criança precisa ter estímulos musicais, sons, desde a primeira infância, quando bebezinho, até o momento em que sai da educação infantil ”, explica.

O educador destaca que o trabalho com a música não é feito só por ele, mas também por outros professores, que seguem aquilo que está nas diretrizes curriculares da Educação Infantil. “É uma iniciativa que cada professor usa de sua maneira. Eu gosto de usar compondo minhas próprias músicas, trazendo a realidade das crianças para a música”, explica.

Beatriz, de 5 anos, aluna do CEI Hercílio Bento, conta que irá gravar com o professor um vídeo com o tema “Olho Azul”. Bia considerava que a cor podia ser utilizada apenas por meninos, e o rosa, da mesma forma, apenas por meninas. Foi aí que Eliton aproveitou a cor dos olhos da aluna para mostrar que ambas as cores podem ser usadas por todos. O hábito do professor parece ter estimulado Beatriz em casa. “Eu gravo vídeo do meu primo, e também do meu pai”, conta.

O reconhecimento

Nas redes sociais, o trabalho do professor foi rapidamente reconhecido. Um vídeo que Eliton gravou junto com a afilhada, Mariana Zimmermann, e a prima dela, Luana Zimmermann, surgiu de uma ideia que o educador teve na própria sala de aula, numa turma que tinha alguns problemas com a criançada hiperativa. A abordagem da música – o respeito – caiu como uma luva. “Eu fiz essa música junto com as crianças, mostrando a elas as coisas que podiam e que não podiam fazer”, conta o professor. A canção “O meu amigo eu vou respeitar” ultrapassou um milhão de visualizações e conta com vários compartilhamentos.

Para a secretária de Educação de Itajaí, professora Elisete Furtado Cardoso, o trabalho de Eliton e dos demais professores que utilizam estas diferentes linguagens como forma de interação com os alunos é um grande exemplo, que deve ser cada vez mais seguido na busca ao incentivo da criatividade da criança. A professora destaca que “estas iniciativas precisam se tornar cada vez mais frequentes em todos os níveis educacionais, trabalhando estas linguagens com os jovens”.

Futuro

A página “Educação Física e Educação Infantil”, já conta com quase 40 mil curtidas. Tudo o que é publicado com a imagem das crianças tem autorização dos pais. O professor criou agora um canal no Youtube e também um site. Pretende ministrar palestras. Recentemente palestrou para os professores da Rede Municipal de Ensino. Agora, o educador se prepara para dedicar-se ao doutorado: “Já me coloquei a disposição do CEI. Mesmo fazendo o doutorado, quero continuar trabalhando a linguagem corporal e musical com as crianças”, conta.

______________________________

Informações adicionais:
Secretaria Municipal de Educação
(47) 3249-3300

Assessoria de Comunicação
Paulo Camisotti
(47) 3249-3346

Posts Relacionados

Em culto, pastor diz que petistas são inimigos da igreja e chama nordestinos de ‘preguiçosos’

Diário da Cidade

Dona da MK “some” da web após ataques a nordestinos por voto em Lula

Diário da Cidade

Pastora Flordelis cai no choro no primeiro dia de julgamento

Pregador manda vídeo íntimo para adolescente e imagem viraliza

Morre pastor Guilherme de Pádua, assassino de Daniella Perez aos 53 anos.

Diário da Cidade

Pastora Flordelis começa a ser julgada nesta segunda-feira por assassinato.

Diário da Cidade

Caroline Paola Oliveira da Silva

Diário da Cidade

Manifestantes fazem saudação nazista durante execução do Hino Nacional em SC

Cássia Kis é flagrada em manifestação antidemocrática e se ajoelha para orar com bolsonaristas. Vídeos!

Mahina Garcia, 26 anos, é da ilha de Oahu