Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc zentretenimento

Evento do SENAI discute sobre importante patógeno para a indústria de alimentos

Evento do SENAI discute sobre importante patógeno para a indústria de alimentos

Diante da proposta de aumentar a competitividade das indústrias de forma sustentável e inovadora o SENAI de Chapecó, entidade da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), realizou nesta semana o evento “Listeria Monocytogenes e a produção industrial de alimentos de origem animal”. A iniciativa, organizada pela entidade em conjunto com o Biomerieux e apoio da Ecolab, contou com três palestras nacionais e uma internacional direcionadas para profissionais das indústrias de alimentos.

O gerente de Educação e Tecnologia do SENAI de Chapecó, Almeri Dedonatto, destacou que o evento faz parte da missão da entidade por contribuir com o desenvolvimento da indústria. “Essa é a nossa proposta: trazer assuntos importantes para o desenvolvimento e que devem ser debatidos, bem como apresentar soluções para o setor industrial”, enfatizou.

A primeira palestra foi com a bióloga Maria Teresa Destro, da Biomerieux, sobre “Listeria: um problema para a indústria de alimentos?”. A doutora em Ciência dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) apresentou as características da bactéria, sua capacidade de formação de biofilme e o impacto que ela traz para a indústria.

O evento também contou com as palestras do médico veterinário graduado pela Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense, Luciano Bersot. O professor, mestre e doutor em Ciência dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo falou sobre “Monitoramento de listeria monocytogenes em plantas de processamento de aves e suínos”. O tema “Higiene e limpeza no controle de listeria” foi abordado pelo diretor da Segurança e Qualidade dos Alimentos na Divisão Global de Alimentos e Bebidas da Ecolab USA, Scott Burnett.

Por último, o biomédico formado pelo Centro Universitário das Faculdades Unidas Metropolitanas de São Paulo, Fábio Graciano, especialista em micologia médica, e a biomédica graduada pela Fundação Herminio Ometto com habilitação em Análises Clínicas e Microbiologia de Águas e Alimentos e especialista em imagenologia, Alini Lopes Christensen, explanaram sobre “Soluções para detecção e identificação de listeria”.

O evento teve participação de 122 profissionais de 33 indústrias dos três Estados da região sul. Segundo os participantes, a iniciativa foi um sucesso, pois apresentou muitas informações que poderão ser aplicadas nas indústrias contribuindo para a produção de alimentos mais seguros.

Posts Relacionados

Em culto, pastor diz que petistas são inimigos da igreja e chama nordestinos de ‘preguiçosos’

Diário da Cidade

Dona da MK “some” da web após ataques a nordestinos por voto em Lula

Diário da Cidade

Pastora Flordelis cai no choro no primeiro dia de julgamento

Pregador manda vídeo íntimo para adolescente e imagem viraliza

Morre pastor Guilherme de Pádua, assassino de Daniella Perez aos 53 anos.

Diário da Cidade

Pastora Flordelis começa a ser julgada nesta segunda-feira por assassinato.

Diário da Cidade

Caroline Paola Oliveira da Silva

Diário da Cidade

Manifestantes fazem saudação nazista durante execução do Hino Nacional em SC

Cássia Kis é flagrada em manifestação antidemocrática e se ajoelha para orar com bolsonaristas. Vídeos!

Mahina Garcia, 26 anos, é da ilha de Oahu