Oferecer jantares memoráveis proporciona destaque no ramo
O interesse pela gastronomia está em constante crescimento. O que antes era exclusividade de um seleto grupo de profissionais, hoje, os reality shows gastronômicos levam ao grande público conhecimentos e exigências ao buscar alimentação fora de casa. Quando procuram restaurantes, os clientes desejam vivências memoráveis, por isso é fundamental que os profissionais se aperfeiçoem para se destacar no ramo.
Proporcionar uma experiência de qualidade aos clientes engloba muito mais do prato servido. Além de oferecer bom serviço, é preciso acrescentar elementos que permitam que os clientes sintam-se únicos; dessa forma, é possível proporcionar jantares memoráveis, fidelizando ainda mais os consumidores.
Para conquistar o cliente, é preciso conhecê-lo. Na gastronomia, é fundamental definir qual o público-alvo a ser conquistado. Mesmo que a alimentação e nutrição sejam fundamentais para a sobrevivência, restaurantes focados em experiências gastronômicas funcionam como estabelecimentos que oferecem lazer. Por isso, estabelecer qual o público-alvo do negócio é fundamental para direcionar as experiências com mais sabedoria e destaque no mercado.
As experiências gastronômicas englobam diversos tipos de estabelecimentos, desde os focados em pratos mais caros quanto os self-services. Independentemente do estilo do local, é fundamental planejar e proporcionar ao cliente individualidade em todos os processos do estabelecimento. O consumidor precisa se sentir acolhido desde sua entrada até a finalização, no pagamento da conta.
Pensar em recepcionar os consumidores de maneira única e criar um ambiente temático são etapas que conquistam os clientes assim que entram no local. A escolha de ingredientes seletos ou não convencionais aos pratos proporciona experiência no paladar. Além disso, é possível proporcionar experiências visuais e sensoriais, com pratos olfativos, decorados ou mesmo jantar com as luzes apagadas.
A escolha do local no qual o restaurante estará localizado também é importante na hora de proporcionar experiências aos clientes. Restaurantes que servem frutos-do-mar, por exemplo, são perfeitos para serem instalados à beira-mar, enquanto as hamburguerias podem funcionar em centros urbanos e em demais locais, desde que possuam elementos decorativos condizentes com a proposta.
Além da preocupação com o estabelecimento e os clientes, seguir tendências globais do setor permite que o restaurante mantenha-se atualizado e em evidência. O consumo de produtos orgânicos e a consciência com o meio ambiente pode ser um dos destaques do local. Também é possível oferecer serviços que permitem compartilhamentos em redes sociais, como pratos fotogênicos ou local próprio para fotografias, por exemplo.
Para além da experiência gastronômica, vale ressaltar que o estabelecimento precisa oferecer serviços básicos de qualidade, como bom atendimento e pratos saborosos. Além disso, a velocidade no preparo e na entrega das refeições também é fundamental, por isso é essencial chegar o gás de cozinha antes do preparo, assim como garantir que a quantidade de funcionários no local seja suficiente para o atendimento do público.