Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc zentretenimento

Festa de Nossa Senhora de Azambuja reúne fiéis em Brusque

Festa de Nossa Senhora de Azambuja reúne fiéis em Brusque

Os brusquenses já sabem. Todo terceiro fim de semana de agosto é marcado pela tradicional Festa de Nossa Senhora de Azambuja. Considerada uma das maiores celebrações do estado, o evento é reconhecido pelas missas, romarias e as tradicionais barraquinhas.

A programação da festa teve início no sábado, 19, com a missa no santuário e, em seguida, procissão ao Morro do Rosário e queima de fogos. Neste domingo, 20, as celebrações continuam.

A principal missa da festa, como já é tradição, ficou lotada de fiéis de várias regiões do estado que vieram agradecer e pedir graças. A festa segue até as 21 horas deste domingo, já a última celebração inicia às 19 horas.

O arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, presidiu a missa deste domingo. Para ele, a festa este ano tem um sentido especial já que a igreja católica do Brasil celebra o Ano Mariano, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de  Nossa Senhora Aparecida, nas águas do rio Paraíba do Sul.

Dom Wilson também destaca a importância da Festa de Nossa Senhora de Azambuja para a arquidiocese. “Esta é a principal festa mariana de Santa Catarina. Anos atrás, quando o estado era uma diocese só, a festa reunia milhares de pessoas de todas as regiões neste que é o grande santuário mariano da diocese”, afirma.

 

O arcebispo lembra também a importância que Nossa Senhora tem para os católicos. “Nossa Senhora inspira nosso modo de viver, a nossa fé, nossa religiosidade. Ela serviu e viveu para Jesus e nós somos chamados a fazer o mesmo”.

O tempo instável não afastou o público que compareceu em peso no sábado e também durante boa parte da manhã deste domingo. Para o reitor e pároco do santuário, padre Iseldo Scherer, o tempo chuvoso não assusta. “A chuva para nós é a bênção de Deus, às vezes podem achar, à primeira vista, que atrapalha o movimento, mas é um sinal dos céus, uma chuva de bênçãos sobre nós”.

A família do tecelão Jurandir Alves de Lima, 35 anos, passou a manhã de domingo na festa. Eles sempre prestigiam o evento, principalmente, pela variedade das tradicionais barraquinhas. “Sempre que podemos, a gente vem. É uma festa muito bonita, é uma boa forma de passar o tempo”, diz.

 

Neste ano, em torno de 46 barraquinhas foram montadas ao redor do complexo de Azambuja para a festa. Uma variedade de produtos chama a atenção dos visitantes que sempre adquirem, pelo menos, uma lembrancinha.

Pela segunda vez, o paraibano Leôncio Alves Fernandes trouxe seus produtos para vender na Festa de Azambuja. Ele ganha a vida viajando atrás de romarias e festas religiosas vendendo mantas, tapetes, cintos e carteiras. “Gostei bastante daqui, por isso, voltei. É uma festa boa, bem organizada, a gente sempre consegue vender bem”.

Tradição
A primeira edição da Festa de Nossa Senhora de Azambuja ocorreu nos idos de 1892. À época, os festejos ocorriam sempre em 26 de maio, considerado o dia da aparição de Nossa Senhora de Caravaggio. Porém, quis o destino que as chuvas sempre atrapalhassem o evento.

Com a grande repercussão que a celebração tomou, a partir de 1900 ela começou a ser efetuada em 15 de agosto, conhecida como Festa da Assunção de Nossa Senhora. Em 1984, já conhecida como Festa de Nossa Senhora de Azambuja, o Santuário se viu obrigado a organizar os festejos em outubro, por conta de uma grande enchente que assolou o município. No ano seguinte e desde então, o terceiro final de semana de agosto é sempre reservado para a maior festa religiosa da cidade.⁠⁠⁠⁠

Todo o lucro da festa é revertido para o Santuário, o Seminário e para o Hospital Azambuja.

 

omunicipio

Posts Relacionados

Em culto, pastor diz que petistas são inimigos da igreja e chama nordestinos de ‘preguiçosos’

Diário da Cidade

Dona da MK “some” da web após ataques a nordestinos por voto em Lula

Diário da Cidade

Pastora Flordelis cai no choro no primeiro dia de julgamento

Pregador manda vídeo íntimo para adolescente e imagem viraliza

Morre pastor Guilherme de Pádua, assassino de Daniella Perez aos 53 anos.

Diário da Cidade

Pastora Flordelis começa a ser julgada nesta segunda-feira por assassinato.

Diário da Cidade

Caroline Paola Oliveira da Silva

Diário da Cidade

Manifestantes fazem saudação nazista durante execução do Hino Nacional em SC

Cássia Kis é flagrada em manifestação antidemocrática e se ajoelha para orar com bolsonaristas. Vídeos!

Mahina Garcia, 26 anos, é da ilha de Oahu