Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

III Seminário Contábil Tributário reúne profissionais da área em Florianópolis

Profissionais das áreas contábil e tributária participaram, na última semana, da terceira edição do Seminário Contábil Tributário das Cooperativas de Santa Catarina. O evento, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Santa Catarina (Sescoop/SC), aconteceu em Florianópolis e contou com palestras sobre a Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop), Compliance e sobre a situação dos profissionais diante das recentes mudanças na legislação.

A vice-presidente de Administração e Finanças do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC), Rubia Albers Magalhães, participou da abertura do Seminário e parabenizou o Sescoop/SC pela iniciativa. Ela acompanhou a fala da Gerente Sindical do CNCoop, Jucélia Santana Ferreira, que realizou uma apresentação institucional sobre a Confederação, terceira entidade que compõem o Sistema OCB.

“A Confederação, dentre as suas prerrogativas, tem uma participação ativa junto ao Governo, e hoje está coordenando um trabalho que muito interessa para essa parte contábil e tributária: o E-Social”, comenta, sobre a importância dos profissionais da área compreenderem o trabalho realizado pelo CNCoop.

Jucélia citou, em sua palestra, a questão do Compliance. O tema foi aprofundado na palestra de Vinicius Marins, Procurador, Advogado e Professor. De acordo com ele, o Compliance é uma cultura de respeito às leis, que vem intensificada por leis que exigem o cumprimento cada vez maior da legislação e que vão demandar das empresas uma nova postura.

Para ele, as cooperativas extremamente sensíveis ao problema do Compliance. “Sobretudo porque, apesar de não serem empresas, elas lidam com problemas típicos das empresas e, ao mesmo tempo, lidam com problemas muito próprio da ótica do cooperativismo. Então, é preciso que se pense o Compliance não apenas à luz daquilo que é visto dentro do setor empresarial, mas tendo em vista diretrizes do cooperativismo, a ideia de associativismo, de educação e transparência”, complementa.

PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE

O último dia do Seminário contou com a presença de Laudelino Jochem, contador, filósofo, especialista em Finanças pela UFPR, especialista em Gestão Tributária pela PUCPR. Ele abordou um tema complexo, ao explicitar a situação atual do profissional de contabilidade, que teve que se adaptar a mudanças que vem ocorrendo na área desde 2010. A palestra teve o objetivo mostrar impacto das mudanças na área de contabilidade e tributos federais.

“O projeto Sped está fazendo uma divisão na classe. Estimativas apontam que em torno de 30% das empresas de contabilidade e profissionais, ou até mais, tendem a sair do mercado. Um percentual já saiu. Muitas empresas e profissionais estão deixando a área pela resistência à mudança, zona de conforto, entre outros. Mas, por outro lado, isso abre perspectivas para aqueles que buscam e para os novos profissionais que se formam e entram no mercado com disposição e vontade de buscar essas oportunidades”, analisa.

 

Posts Relacionados

Aurora Coop é premiada no 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas

Grupo Koch marca presença no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, a APAS SHOW

Encontro Criativo recebe arquiteto para tratar do tema ‘Sustentabilidade Premiada’

Atletas de Florianópolis fazem vaquinha para participar de campeonato no Havaí

FIESC apresenta em Brusque programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

Fazzenda Park Resort investe em nova capacitação para colaboradores

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil em Blumenau

Balneário Camboriú continua recebendo doações para comunidades afetadas no RS