Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Inverno e coronavírus: nutricionista indica ações que reforçam a imunidade

Durante o inverno e, principalmente agora com o novo coronavírus, é fundamental redobrar os cuidados com a imunidade. Nessa estação do ano, o corpo está mais suscetível a infecções respiratórias e fortalecer a imunidade pode ser primordial para evitar doenças. Segundo Michele Piazza, nutricionista do Hospital Sadalla Amin Ghanem, empresa do grupo Opty, algumas atitudes ajudam a manter o sistema imunológico apto para defender o corpo. São elas:

Beba bastante água

Tenha sempre uma garrafinha de água ao seu lado e aproveite para beber durante todo o dia! Com a queda das temperaturas, a sensação de sede diminui, porém a ingestão adequada de água, além de melhorar a resistência física, retira as impurezas do organismo, prevenindo doenças. Este cuidado deve ser redobrado em idosos.

Invista no consumo de frutas

Segundo a nutricionista, entre os alimentos capazes de turbinar o sistema imune estão as frutas, especialmente as cítricas. “Como são ricas em vitamina C e fibras, ajudam a estimular a resistência a infecções, aumentando as propriedades anti-inflamatórias e a imunidade do corpo”, destaca. Algumas frutas cítricas são: laranja, limão, morango, kiwi e mexerica. Uma dica é comer as frutas in natura ou fazer sucos, aproveitando a casca. Além disso, vale lembrar de consumir imediatamente após o preparo, para não perder a vitamina C.

Cuide do seu sono

A privação do sono está entre os principais fatores que levam a uma imunidade baixa. Dormir pouco contribui para a liberação do hormônio cortisol que, em excesso, diminui a reação de defesa do organismo e enfraquece o sistema imunológico.

Existe, ainda, uma pesquisa, realizada pela Universidade da Califórnia, que aponta um risco de ficar resfriado 4,5 vezes maior em pessoas que dormem menos de cinco horas por dia. Portanto, regular o sono e dormir bem é fundamental.

Pratique atividades físicas regularmente

A prática de exercícios físicos é fundamental para promover e aumentar a imunidade. Isso porque, favorecem a oxigenação celular – função necessária para que as células de defesa desempenhem suas atividades corretamente.

Se exponha ao sol

 

Se expor ao sol diariamente traz diversos benefícios para a saúde, estimula a produção de vitamina D e de melanina, previne doenças e aumenta a sensação de bem-estar.

Por isso, é importante que a pessoa se exponha ao sol sem protetor solar por 15 a 30 minutos diariamente, de preferência antes das 12h da manhã e após às 16h, pois são as horas em que o sol não está tão forte e, assim, não há riscos associados à exposição

Posts Relacionados

BRDE em Santa Catarina financia 584% a mais nos primeiros meses de 2024

SC Trade Show: Maior rodada de negócios da moda calçadista desembarca em Balneário Camboriú

Programa voltado à saúde feminina atende cerca de 200 mulheres em Praia Grande

Espetáculo cultural que propõe a reflexão de uma sociedade mais igualitária já tem data para acontecer em Santa Catarina

Renal Vida e agenda cultural da Estação Unifique

Jovens empreendedores: Projeto “Parceiro Anjo” oportuniza mudança de vida

Cooperativismo catarinense define diretrizes estaduais para o 15° Congresso Brasileiro do Cooperativismo

Localizado junto ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro em Santa Catarina o Plaza Caldas da Imperatriz Resort e Spa está de aniversário

Capacitações para jornalistas: confira 3 cursos presenciais inéditos em Florianópolis

Pagamentos decorrentes de execução crescem 30% em um ano na JT-SC