Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC z.Destaques

Itapema recebe visita do presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente

Durante a manhã dessa quarta-feira, Itapema recebeu a visita do presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fatma), Alexandre Waltrick Rates. Na pauta do encontro estava o compartilhamento de informações entre órgão estadual e os municípios da região, além de abrir um espaço para o esclarecimento de dúvidas e trocar ideias sobre o setor.

O encontro também contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Regional de Itajai, Gaspar Laus, representantes dos órgãos ambientais de outras cidades, e claro do presidente da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (Faaci), Marlon Neri de Souza, acompanhado pela equipe de Itapema.

O projeto foi idealizado pelo governador Raimundo Colombo e coordenado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos e Agências de Desenvolvimento Regional, e busca promove encontros dos secretários de Estado e presidentes de autarquias estaduais com representantes do poder público, entidades de classe e comunidades mensalmente em todas as regiões.

Durante o encontro, Rates reforçou as competências de cada órgão. “A Fatma foi o segundo órgão ambiental estadual criado em todo o país e hoje contamos com 67 municípios catarinenses que também realizam o licenciamento. Sabemos das necessidades e dos desafios, como por exemplo a unificação de um sistema integrado”, afirmou.

O presidente da Fatma destacou ainda que a lógica deve ser invertida. “Não estamos aqui para atrapalhar o desenvolvimento, mas sim garantir que ela aconteça da maneira correta. É preciso que atuamos não só no licenciamento, mas também na fiscalização”, apontou.

Após a explanação de Rates, e do gerente regional da Fatma em Itajaí, Arno Gesser Filho, o presidente da Faaci e os técnicos do órgão aproveitaram para elencar alguns pontos importantes como a necessidade de treinamento para os técnicos por parte do estado, além de questões relacionadas ao curso de água, área consolidada urbana, vocação ambiental e lei de licenciamento.

Para o Souza o encontro foi produtivo. “Foi um momento interessante em que proporcionou o debate de muitas questões relacionadas ao meio ambiente, abrindo os horizontes para a atuação da Faaci. Agora será encaminhado um documento com todos os pedidos elencados no encontro para o órgão estadual”, afirmou.

Posts Relacionados

Aurora Coop é premiada no 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas

Grupo Koch marca presença no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, a APAS SHOW

Encontro Criativo recebe arquiteto para tratar do tema ‘Sustentabilidade Premiada’

Atletas de Florianópolis fazem vaquinha para participar de campeonato no Havaí

FIESC apresenta em Brusque programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

Fazzenda Park Resort investe em nova capacitação para colaboradores

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil em Blumenau

Balneário Camboriú continua recebendo doações para comunidades afetadas no RS