Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

“JONAS”: PRODUTORA PREMIADA DE CEILÂNDIA RETOMA PAUTAS LGBTQIA+ EM CURTA

Após ganhar o prêmio de melhor montagem da Mostra Brasília no 55° Festival de Cinema de Brasília, o trio da 404 produções audiovisuais faz exibição do novo curta no IFB

 

Depois de celebrar a vitória do curta Plutão não é tão longe daqui na categoria de melhor curta da última edição do Festival de Cinema de Brasília, a 404 Produções traz os holofotes da sétima arte mais uma vez para a Ceilândia, cidade do Distrito Federal. Nathalya Brum, Douglas Queiroz e Augusto Borges assinam mais um enredo fictício de Jonas, também título do curta-metragem. A exibição acontece no IFB Recanto das Emas, dia 08/05. Confira o post de divulgação aqui.

 

A proposta é apresentar para alunos de Audiovisual e ao público interessado o foco na periferia como cenário ideal e pautas LGBTQIA+ como carro-chefe dos trabalhos do trabalho da produtora.

 

“Trabalhar em Jonas é uma realização de poder colocar em som e vídeo um projeto que está sendo desenvolvido com muito empenho, apesar de sermos uma equipe reduzida, todos acreditam muito no filme e se identificam de alguma forma. Realizar um curta onde não só a história gira em torno de um jovem periférico, mas com uma equipe 100% LGBTQIA+ e periférica é fantástico”, afirma Nathalya Brum, diretora de fotografia do curta.

 

O projeto estava no papel desde 2019 e o foco era poder levar a mensagem de forma acessível, reforçando a marca, linguagem e a proposta da produtora. O filme tem o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), disponibilizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec). No curta, o protagonista busca decifrar sua própria homossexualidade, enquanto trabalha na oficina mecânica de seu pai e vive o sonho que lhe foi imposto. “Nossa obra tem uma mensagem para a galera, não só no contexto do filme, mas toda a trajetória que a gente percorreu para tornar tudo isso possível. Nós temos esse lugar também e vamos ocupar, mas especialmente trazer essa realização para Ceilândia como um dos primeiros passos que queremos dar, contar as histórias por meio de filmes, levando esse paralelo que de certa forma é um Brasil mais real, onde diversas pessoas podem se ver em tela, como também saber que é possível que jovens periféricos podem ter o acesso às técnicas e que todos podemos produzir”, assegura Douglas Queiroz, diretor de arte e cenografia.

 

Desenvolver esse curta é diferente de outros projetos da produtora, especialmente com a liberdade criativa e técnica, segundo Augusto Borges, roteirista e diretor. “Estrear Jonas no IFB do Recanto das Emas é de grande relevância para um cinema periférico, já que é uma das pouquíssimas instituições de ensino que tem um curso de audiovisual nas periferias do DF, então poder levar o filme e esse debate para os alunos é uma experiência única, é ajudar a colocar o cineclube do Recanto no conhecimento geral e quem sabe, até incentivar a criação de mais cineclubes em outras cidades periféricas”, reitera.

 

“Jonas” representa um marco para a carreira da produtora, assim como a identidade de filmes LGBTQIA + que saem da Ceilândia e atingem espaços que outrora não abordavam pautas como essa. Para Allex Medrado, organizador e curador do CineClube, é uma alegria imensa ter o curta ganhando estreia neste espaço.

“O cineclube Recanto do Cinema é uma ação do núcleo de prática integradora que visa refletir sobre espaços-tempos de exibição da produção audiovisual. No nosso caso pensamos também na trajetória dos corpos sobre os filmes, um espaço como esse na cidade do Recanto das Emas proporcionado pelo Instituto Federal de Brasília tem uma fundamental importância para construir pensamento crítico através do cinema. A estreia do filme Jonas é pra nós uma alegria, pois na sua equipe temos estudantes egressos que estão ganhando o mundo, é também uma honra, pois a 404 Produções vem ganhando as telas por aí agora com seus filmes. É um movimento forte de cinema periférico em expansão, outras formas de fazer cinema com potência chegando”, conta.

 

O objetivo da produtora é fazer com que “Jonas”, um trabalho já em progresso, possa tocar muitas pessoas que tenham a chance de assistir e contemplar a obra. “Estrear Jonas em um instituto federal fora do Plano Piloto é incrível, poder bater um papo com o pessoal do cineclube é uma forma de mostrar que o cinema não é só o que veem nos streams mas também o cinema independente, pensante e vibrante, um cinema periférico e que eles podem sim nos ajudar na criação da nossa própria identidade não só como estudantes mas como fazedores de cultura”, conclui a equipe.

 

SOBRE A PRODUTORA

 

404 Produções é formada por Nathalya Brum, Augusto Borges e Douglas Queiroz, e possui um objetivo firme em seus trabalhos: ressaltar a cultura LGBTQIA+ periférica. O portfólio do trio conta com “Fogo”, “Está nas cartas”, o documentário “Wander Vi” e o mais recente “Plutão não é tão longe daqui”. Já concorreram a diversas categorias de principais festivais, como Festival Urbanos Observatório, 48˚ Festival de Cinema de Gramado, 15 ̊ Festival Taguatinga de Cinema, First-Time Filmmaker Sessions, Mostra SESC Viva Cultura e outros, e recentemente ganharam na Mostra Brasília do 55° Festival de Cinema de Brasília, com o curta “Plutão não é tão longe daqui”.

Participam corriqueiramente de palestras e oficinas em escolas públicas do DF sobre produção audiovisual independente, junto com Adirley Queirós, cineasta, partidário do cinema independente e também morador da Ceilândia.

 

SERVIÇO

Exibição “Jonas” em Recanto do Cinema

Data: 08/05/2023

Horário: 16h

Local: IFB Recanto das Emas

Endereço: Avenida Monjolo, Chácara 22, Q. 300 – Recanto das Emas

Entrada gratuita

Informações: https://www.recantodocinema.com.br/ e https://www.instagram.com/p/Crts2exvdVT/

Classificação indicativa livre

Posts Relacionados

Vai aí um pastel sabor de vento?

Diário da Cidade

Sodiê Doces lança linha Bolos Regionais celebrando sabores do Brasil

Diário da Cidade

Miss Flamengo detona artistas famosos que estão no Rio Grande do Sul: “bando de sanguessugas”

Teatro de Balneário Camboriú recebe espetáculo A Bela e a Fera nesta sexta

Teatro Municipal de Itajaí sedia espetáculo João e o Pé de Feijão neste domingo (19)

De Deborah Secco a Carol Paiffer, as mulheres que são destaque no Empreende Brazil Conference

Restaurante de Itapema faz da gastronomia uma obra de arte

SHED apresenta festa neon com show da dupla Danilo & Davi nesta sexta-feira

Joinville (SC) recebe evento nacional sobre produção artesanal de cerveja a partir de amanhã (16)

Decoração escandinava: quais as características e como aplicar na casa