Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Luciano Candemil lança música em homenagem à pintora Frida Kahlo

Luciano Candemil lança música em homenagem à pintora Frida Kahlo

O percussionista, compositor, cantor e pesquisador em etnomusicologia se encantou com a história da artista ao assistir a um filme sobre a vida dela e após visitar a famosa Casa Azul, na Cidade do México, onde a pintora viveu grande parte da vida

O multiartista catarinense Luciano Candemil lança, nesta quinta-feira (20), em todas as plataformas digitais, o single “Soul Frida”, em homenagem à pintora Frida Kahlo (1907-1954). A música exalta a garra e a vontade de viver da artista, que teve uma trajetória marcada por uma série de dificuldades e, ao superá-las, consolidou-se como importante figura da arte mexicana.

Candemil iniciou a composição da canção sob impacto do premiado filme “Frida” (2002), de Julie Taymor, que retrata história de sofrimento físico vivido pela pintora em virtude de doenças e um sério acidente, a transmutação desse martírio através da arte, a relação turbulenta com o também pintor Diego Rivera e a postura ousada e libertária que a mexicana sempre adotou, transpondo uma série de barreiras comportamentais, inclusive no campo sexual, impostas às mulheres na época – e, em boa medida, até hoje.

Algum tempo depois, Candemil aprofundou os conhecimentos sobre a vida de Frida Kahlo quando viajou à Cidade do México para participar de um congresso de etnomusicologia na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). O músico passou uma semana de imersão em Coyoacán, bairro em que se encontra a famosa Casa Azul, onde a pintora viveu e que hoje sedia o Museo Frida Kahlo. “Eu andei por muitas ruas do bairro, fui a botecos, feiras, mercados, lugares que ela frequentava. Respirei aquela realidade e me encantei por toda a história dela”, comenta. A vivência, segundo Luciano, foi importante para a conclusão da composição que surgira inspirada pelo filme.

“Soul Frida” é o primeiro single de Luciano Candemil desde o seu EP “Mundos De Um Mundo Só” (2018). A música conta com a produção de Elieser de Jesus, que tem participação importante para imprimir uma linguagem bastante contemporânea à faixa. Além de produtor musical, Elieser é responsável pela gravação de praticamente toda a parte instrumental, feita através de sintetizadores. Como percussionista de ofício, Luciano Candemil adiciona organicidade à gravação, tocando congas, timbal e djembé.

De acordo com o compositor, a força e a coragem de Frida Kahlo diante das tragédias que enfrentou é o que mais o inspira. “A garra, a resiliência e a vontade de viver dela me impressionam muito. Além disso, eu acho muito importante a forma como ela sempre valorizou a tradição e a cultura do seu povo, a sua herança ancestral”, salienta Candemil.

Posts Relacionados

Musical “Aventuras de Abu” relembra clássico infantil no Balneário Shopping

Casa renovada, casa com você: Karsten ressalta inovação e a conexão com pessoas em novo posicionamento de marca

Festival Best of Blues and Rock terá apresentação do aclamado guitarrista norte-americano Eric Gales

Whey protein concentrado, isolado ou hidrolisado? Saiba as diferenças e qual a melhor opção

Banda mineira surpreende com releitura do Hino do Flamengo

Flávia Alessandra é presença confirmada no Elas, do Balneário Shopping

TITÃS CHEGA A CURITIBA COM NOVO TRABALHO

Com o legítimo sabor italiano, Mais1.Café lança Empanada Caprese em parceria com a Catupiry®

Maior Tributo Internacional dos Bee Gees chega a Curitiba neste domingo, no Guairão

Festival de Outono do Jurerê OPEN agita o final de semana com 16 atrações