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ENTRETENIMENTO

Manter contato com o inglês é desafio para aprender o idioma

Aprender um novo idioma é uma tarefa desafiadora e, quando se trata do inglês, pode não ser diferente. Por ser considerada a língua franca global, é fundamental para o mercado de trabalho e para estudos em nível internacional. Muitos estudantes, contudo, enfrentam dificuldades em manter contato com o inglês durante ou após a conclusão de cursos de idiomas.

 

O domínio do idioma pode significar, por exemplo, um salário mais alto. De acordo com pesquisa realizada pela Catho, profissionais que falam inglês podem ganhar até 65% mais do que aqueles que não dominam a língua. Essa diferença se deve, principalmente, ao fato de que as empresas valorizam a habilidade de comunicação em inglês, especialmente em setores que possuem contato com o mercado internacional. Além disso, a língua também é fundamental para a busca de informações e atualizações na área de atuação do profissional.

 

Vale lembrar que, apesar da importância do inglês no mercado de trabalho e na vida acadêmica, o Brasil se encontra na 59ª posição do ranking mundial de fluência em língua inglesa, de acordo com o EF English Proficiency Index. Apenas 5% da população brasileira é capaz de falar inglês, o que evidencia a necessidade de um esforço coletivo para melhorar o ensino e a prática do idioma no país.

Tecnologia e apoio familiar são importantes para o aprendizado

 

Com o intuito de identificar os desafios e as oportunidades para o ensino e a aprendizagem da língua inglesa no território brasileiro, o Escritório Regional de Língua Inglesa (RELO), da Embaixada e dos Consulados dos EUA no Brasil, divulgou uma pesquisa com milhares de alunos, pais e professores.

 

O levantamento coletou dados de 18.304 pais e responsáveis, 4.143 professores e 137.015 alunos do Ensino Fundamental II e Médio, que foram submetidos a um teste de conhecimentos em inglês. Do total de estudantes avaliados, cerca de 76% frequentam instituições públicas.

 

Os dados revelaram que a exposição à língua inglesa é o maior desafio enfrentado pelos estudantes para o aprendizado do idioma, segundo 50% dos participantes. A exposição é definida como a oportunidade de interagir, aprender e praticar o inglês.

 

Além disso, os resultados indicaram que a tecnologia e o apoio familiar são fundamentais para ampliar essa exposição. Esses pilares destacaram-se como estratégias importantes para superar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes em sua jornada de aprendizagem.

 

Segundo a pesquisa, o uso de material didático, plataformas tecnológicas e jogos são apontados como fatores que facilitam o contato e o aprendizado da língua inglesa. Os resultados mostram que 91% dos alunos afirmaram que um aplicativo de smartphone voltado para o ensino do idioma implementado na escola os motivaria a aprender. Em consonância, 96% dos professores acreditam que a utilização dos smartphones em sala de aula incentiva os alunos e 93% concordam que a gamificação teria um efeito positivo no ensino.

 

De acordo com Jennifer Uhler, Diretora do RELO, em entrevista à imprensa, o relatório oferece uma visão mais precisa da realidade atual e reforça a importância do aprendizado da língua de forma eficaz e com o envolvimento de todos.

 

Além disso, aponta para aspectos já discutidos por especialistas e profissionais da área no Brasil, trazendo o diferencial de fornecer dados concretos e evidências que ajudam a compreender a necessidade de aprimorar o ensino de inglês no país. Assim, o documento pode contribuir para a elaboração de estratégias mais eficazes na promoção do aprendizado da língua.

 

Visão ampla do ensino e atividades lúdicas ajudam

 

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – documento que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver na Educação Básica no Brasil –, a língua inglesa não é mais vista apenas como o idioma dos países hegemônicos, mas sim como uma língua falada por diferentes pessoas em todo o mundo.

 

A ideia é valorizar os diferentes repertórios linguísticos e culturais que utilizam o inglês, indo além da visão de que apenas o inglês falado pelos estadunidenses ou britânicos é correto e deve ser ensinado. O objetivo é garantir a qualidade do ensino de inglês para todos os alunos, em escolas públicas ou privadas e em diferentes regiões do país.

 

Sob essa visão, são estabelecidas competências essenciais que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da Educação Básica. Uma dessas competências (Competência 4) está relacionada às linguagens e tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes pela língua inglesa por meio de atividades pedagógicas lúdicas e descontraídas.

 

Para a BNCC, o contato com um idioma estrangeiro é fundamental não só para promover a troca de informações e o conhecimentos entre culturas, mas também para a formação educativa dos alunos. Os conteúdos ensinados em sala de aula para crianças e adolescentes devem ser apresentados dentro de contextos culturais que não estejam limitados a uma única região, evitando assim a promoção de uma cultura específica em detrimento de outras.

Foto: user7003113/Freepik

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