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Pix movimenta mais de R$ 60 milhões em apps de transporte regionais

Modalidade de pagamento já figura como segunda colocada na preferência entre passageiros, ficando atrás apenas do dinheiro em espécie, aponta levantamento da startup Gaudium

 

O Pix, pagamentos instantâneos do Banco Central, movimentou mais de R$ 60 milhões em transações de aplicativos de transporte regionais no período de janeiro a setembro de 2022, é o que mostra o levantamento da Gaudium, startup de tecnologia focada em mobilidade urbana e logística e dona da Machine, software para a criação de aplicativos de transporte e de entregas presente em mais de 1.400 cidades no Brasil.

 

Em abril, a empresa já havia identificado que o Pix ultrapassou os pagamentos com cartão de débito e crédito, ficando atrás apenas do dinheiro em espécie. Em setembro, aproximadamente sete a cada dez corridas foram pagas fisicamente. Ao todo, o dinheiro foi responsável por transacionar 66% dos pagamentos, já o Pix, 13%. O débito aparece com 12% e o crédito, com 7%.

 

“A preferência por dinheiro em espécie é cultural. Tanto que os aplicativos multinacionais foram obrigados a aceitar pagamento em dinheiro aqui no Brasil, o que eles não fazem em muitos países. Mas o dinheiro tem seus ônus, principalmente a insegurança por parte do motorista. Por isso, cabe a nós, que desenvolvemos tecnologia para o setor, fazer com que os pagamentos digitais sejam cada vez mais simplificados e popularizados”, ressalta Bruno Muniz, sócio-executivo da Gaudium.

 

Para o executivo, o Pix conquistou espaço pela simplicidade e praticidade para passageiros e motoristas. “É um meio que oferece mais flexibilidade financeira para os passageiros e existem menos chances dos usuários transferirem valores errados ou caírem em golpes. Para motoristas, o valor é creditado na hora e não é preciso pagar por taxa de maquininha”, finaliza.

 

Sobre a Gaudium

Gaudium, dona da Machine, é uma empresa de tecnologia criada em 2011 pelo cientista da computação Bruno Muniz e pelo engenheiro Ricardo Góes. Hoje, a startup é focada nos mercados de mobilidade e logística, possui o selo Great Place to Work e já participou de dois Programas de Aceleração Scale Up da Endeavor. Além da Machine, a empresa é dona do Conecta, portal de conteúdo e educação sobre mobilidade e logística, e do Mr. Frete, um site de busca por empresas de motoboy.

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