Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Porto de Imbituba registra alta de 24,6% na movimentação de cargas do 1º trimestre

Somando 1,6 milhão de toneladas operadas entre janeiro e março, o Porto de Imbituba celebra o melhor 1º trimestre de sua história e um crescimento de 24,6% na movimentação de cargas em relação a 2021. Ao todo, foram atendidos 67 navios, um incremento de 19,6% se comparado aos atendimentos dos três primeiros meses do ano anterior.

“Nossos esforços, em conjunto com a comunidade portuária, formada pelos trabalhadores e empresas que realizam as operações, são para atender a grande demanda do mercado, que tem mantido uma alta procura por atracações em Imbituba e, consequentemente, essa curva de crescimento”, destaca Fábio Riera, diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba.

O contexto contribui tanto para o aumento na movimentação de cargas cativas, aquelas que já mantêm uma operação constante, a exemplo do coque, como para a atração de novos negócios, como a recente assinatura do contrato de arrendamento do Terminal de Granéis Líquidos (TGL) e do arrendamento transitório do Terminal de Granel Mineral (TGM).

“Enquanto gestão do Porto, buscamos ampliar e agilizar a capacidade de atendimento, em termos de infraestrutura, sistematização de processos e da otimização do uso dos três cais, possibilitando receber até quatro navios simultaneamente”, afirma Riera.

Resultados importantes

Mês a mês, o Porto vem registrando importantes resultados. Realizou o melhor janeiro e fevereiro de sua história e, em março, teve praticamente o mesmo volume realizado no ano passado, com leve retração de 1,2%. De acordo com o diretor de Planejamento e Operações da Autoridade Portuária, José João Tavares, o desempenho do último mês foi impactado pela presença de chuvas.

Os granéis sólidos seguem predominando a movimentação portuária em Imbituba, com 74,6% do volume operado de janeiro a março, especialmente, do tipo minerais (68% dos granéis sólidos). Dentro dos granéis minerais, estão o coque de petróleo (calcinado e não calcinado), adubos, minérios de ferro e de manganês e o sal.

A operações foram principalmente de importação (47,8% do volume), seguidas dos embarques de exportação (39,8%). A cabotagem, formada principalmente pela movimentação de contêineres, representou 12,2%. Especificamente as operações de contêineres apresentaram incremento de 33,2% número de TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados no 1ºtri, em relação a 2021.

Posts Relacionados

Aurora Coop é premiada no 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas

Grupo Koch marca presença no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, a APAS SHOW

Encontro Criativo recebe arquiteto para tratar do tema ‘Sustentabilidade Premiada’

Atletas de Florianópolis fazem vaquinha para participar de campeonato no Havaí

FIESC apresenta em Brusque programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

Fazzenda Park Resort investe em nova capacitação para colaboradores

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil em Blumenau

Balneário Camboriú continua recebendo doações para comunidades afetadas no RS