Entenda os benefícios que a terceirização da área de tecnologia pode trazer à empresa
Em um mercado empresarial competitivo, soluções que possibilitem cortes de custos e aumento de performance são mais que bem-vindas. Vantajosas do ponto de vista técnico e financeiro, devem possibilitar colocar-se à frente da concorrência, sem prejuízo da qualidade. O outsourcing de TI é uma dessas soluções que cumprem com a promessa de aumentar a eficiência e solucionar problemas.
O outsourcing de TI é a contratação de um serviço terceirizado e especializado, capaz de gerir todo um setor tecnológico de uma empresa, atuando de dentro, com profissionais altamente capacitados. Traduzindo literalmente, o próprio termo se torna autoexplicativo: out significa fora, e source significa fonte. Portanto, é uma fonte externa de serviços, atuando sempre na atividade-meio da empresa.
Contratar serviços terceirizados para determinadas áreas é uma maneira de conseguir um serviço mais especializado e, por vezes, por um custo menor. Em uma crescente cada vez mais acentuada, como apontam diversos estudos como o realizado pela IDC, uma das maiores consultoras do mercado de TI, somente em 2022 quase 20% das empresas migrariam para o modelo de outsourcing, o que só vem a validar esta tendência.
Uma das causas da alta adesão ao modelo de outsourcing em TI passa pelo fato de a área de tecnologia ter costumeiramente uma alta rotatividade. Com pouca mão de obra no mercado, os profissionais migram muito de empresa em empresa. Dito isso, o outsourcing permite ao gestor se preocupar menos com a formação e gestão destas equipes, já que isso fica a cargo da empresa contratada.
Sendo a TI composta pelas mais diferentes especialidades, se faz necessário um conhecimento preciso sobre quais profissionais são necessários para determinada tarefa.
O outsourcing também permite flexibilidade: demandas pontuais podem precisar de uma equipe maior ou menor, a depender do caso. Logo, uma equipe fixa significaria mais custos e menos eficiência.
Ademais, possibilita a contratação de profissionais altamente gabaritados por um determinado período, no modelo “as a service”. Sendo assim, o outsourcing ocasiona uma concentração muito maior na atividade-fim, além de mais economia: os encargos e demais custos empregatícios ficam por conta da empresa terceirizada.
Além de não precisar arcar com treinamentos, licenças e burocracias, uma vez que montar uma equipe competente de TI não é tarefa fácil, o outsourcing permite que o gestor foque somente nos resultados, isto é, na qualidade do serviço prestado. Uma equipe dedicada é capaz de corrigir falhas muito mais rapidamente, pois trabalha com parâmetros de qualidade, o que torna a supervisão muito mais clara e descomplicada.
O outsourcing permite então um dispêndio de esforços muito maior no que a empresa precisa, de fato, fazer. Amparado em profissionais com expertise, comumente formados em gestão da tecnologia da informação e trabalhando com o que há de melhor em termos de tecnologia, com ganhos em produtividade e com segurança nos dados, o sucesso e a satisfação do cliente já estarão garantidos.
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