Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Potencializando resultados com outsourcing de TI

Entenda os benefícios que a terceirização da área de tecnologia pode trazer à empresa

Em um mercado empresarial competitivo, soluções que possibilitem cortes de custos e aumento de performance são mais que bem-vindas. Vantajosas do ponto de vista técnico e financeiro, devem possibilitar colocar-se à frente da concorrência, sem prejuízo da qualidade. O outsourcing de TI é uma dessas soluções que cumprem com a promessa de aumentar a eficiência e solucionar problemas.

 

O outsourcing de TI é a contratação de um serviço terceirizado e especializado, capaz de gerir todo um setor tecnológico de uma empresa, atuando de dentro, com profissionais altamente capacitados. Traduzindo literalmente, o próprio termo se torna autoexplicativo: out significa fora, e source significa fonte. Portanto, é uma fonte externa de serviços, atuando sempre na atividade-meio da empresa.

 

Contratar serviços terceirizados para determinadas áreas é uma maneira de conseguir um serviço mais especializado e, por vezes, por um custo menor. Em uma crescente cada vez mais acentuada, como apontam diversos estudos como o realizado pela IDC, uma das maiores consultoras do mercado de TI, somente em 2022 quase 20% das empresas migrariam para o modelo de outsourcing, o que só vem a validar esta tendência.

 

Uma das causas da alta adesão ao modelo de outsourcing em TI passa pelo fato de a área de tecnologia ter costumeiramente uma alta rotatividade. Com pouca mão de obra no mercado, os profissionais migram muito de empresa em empresa. Dito isso, o outsourcing permite ao gestor se preocupar menos com a formação e gestão destas equipes, já que isso fica a cargo da empresa contratada.

 

Sendo a TI composta pelas mais diferentes especialidades, se faz necessário um conhecimento preciso sobre quais profissionais são necessários para determinada tarefa.

O outsourcing também permite flexibilidade: demandas pontuais podem precisar de uma equipe maior ou menor, a depender do caso. Logo, uma equipe fixa significaria mais custos e menos eficiência.

 

Ademais, possibilita a contratação de profissionais altamente gabaritados por um determinado período, no modelo “as a service”. Sendo assim, o outsourcing ocasiona uma concentração muito maior na atividade-fim, além de mais economia: os encargos e demais custos empregatícios ficam por conta da empresa terceirizada.

 

Além de não precisar arcar com treinamentos, licenças e burocracias, uma vez que montar uma equipe competente de TI não é tarefa fácil, o outsourcing permite que o gestor foque somente nos resultados, isto é, na qualidade do serviço prestado. Uma equipe dedicada é capaz de corrigir falhas muito mais rapidamente, pois trabalha com parâmetros de qualidade, o que torna a supervisão muito mais clara e descomplicada.

 

O outsourcing permite então um dispêndio de esforços muito maior no que a empresa precisa, de fato, fazer.  Amparado em profissionais com expertise, comumente formados em gestão da tecnologia da informação e trabalhando com o que há de melhor em termos de tecnologia, com ganhos em produtividade e com segurança nos dados, o sucesso e a satisfação do cliente já estarão garantidos.

Créditos: iStock

Posts Relacionados

Vai aí um pastel sabor de vento?

Diário da Cidade

Sodiê Doces lança linha Bolos Regionais celebrando sabores do Brasil

Diário da Cidade

Miss Flamengo detona artistas famosos que estão no Rio Grande do Sul: “bando de sanguessugas”

Teatro de Balneário Camboriú recebe espetáculo A Bela e a Fera nesta sexta

Teatro Municipal de Itajaí sedia espetáculo João e o Pé de Feijão neste domingo (19)

De Deborah Secco a Carol Paiffer, as mulheres que são destaque no Empreende Brazil Conference

Restaurante de Itapema faz da gastronomia uma obra de arte

SHED apresenta festa neon com show da dupla Danilo & Davi nesta sexta-feira

Joinville (SC) recebe evento nacional sobre produção artesanal de cerveja a partir de amanhã (16)

Decoração escandinava: quais as características e como aplicar na casa