Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Prefeitura demoliu imóvel na prorrogação da 4ª Avenida

Prefeitura demoliu imóvel na prorrogação da 4ª Avenida

A Secretaria de Obras demoliu na manhã desta segunda-feira (07) o imóvel por onde passa o traçado da prorrogação da 4ª Avenida, para dar continuidade à obra do Binário Sul. O acordo de desapropriação foi assinado na última quinta-feira (03). O prédio demolido era um dos hotéis da Rede Candeias, Esporte, Lazer e Recreação, o Residencial Antoani, na Rua 2850.

Com esta desapropriação será possível retomar as obras da 4ª Avenida, entre as ruas 2650 e 3020. “Nos próximos dias iremos lançar o edital para a execução do prolongamento neste trecho, com possibilidade de avançar até a Rua 3100. A meta é concluir esta etapa até fim do ano”, disse o secretário de Planejamento e Obras, Edson Kratz,

O prolongamento da 4ª Avenida faz parte de um complexo viário denominado Binário Sul, que inicia na junção da 4ª Avenida com a Avenida do Estado, e engloba a abertura de novas vias e urbanização dos entornos. Esta obra prevê recursos das Operações Urbanas Consorciadas (OUC), que capta recursos dos potenciais construtivos adicionais à construção civil, de acordo com a Lei de Uso e Ocupação do Solo. Esta OUC prevê a arrecadação de R$ 100 milhões de reais.

A 4ª Avenida já está totalmente consolidada desde o início do encontro da Avenida do Estado até a Rua 2.650. O projeto de continuação da obra será dividido em quatro etapas. Entenda cada uma delas:

Primeira Etapa: Vai da Rua 2.650 à Rua 3.020, contempla três vias de circulação de veículos, estacionamento em ambas as laterais, sistema cicloviário, paradas de ônibus cobertas, calçadas no padrão existente com acessibilidade, ajardinamento e urbanização. Além do sistema viário serão implantadas nas áreas remanescentes das desapropriações, pequenas áreas verdes, espaço de convivência e parques infantis. Também será feita a adequação da 3ª Avenida entre o trecho da Rua 2.550 com a Rua 3.000, implantando as quatro vias de veículos, estacionamento em ambos os lados, sistema cicloviário, paradas de ônibus cobertas, calçadas no padrão existente com acessibilidade, ajardinamento e urbanizadas.

Neste ano, sete construções ainda necessitavam ser demolidas para continuidade desta etapa da obra, sendo que seis desses imóveis ainda não tinham decisão judicial da posse para demolição. O último, do Candeias, foi demolido nesta segunda-feira (07).

O projeto inicial previa uma via ampla nos moldes da existente atualmente até a Rua 3.000, quando então passava a utilizar as ruas 3.198 e 3.208, sem previsão de desapropriação para alargamento destas vias. O projeto foi analisado pelo corpo técnico da Secretaria de Planejamento que constatou que a melhor opção é a continuação do modelo novo até a Rua 3.700, contemplando vias de veículos, estacionamentos, ciclovias, calçadas acessíveis e equipamentos urbanos.

“Também estava sendo executada a pavimentação da Rua 3.198. Mas a empresa responsável pelo serviço alegava necessidade de aditivo da obra. O Município solicitou a paralisação do trabalho, não autorizou e contratou sondagem ao longo da via, constatando que não havia necessidade de aditivo. A medida resultou numa economia de mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos” contou Kratz.

Segunda Etapa: Consiste na criação da Avenida Panorâmica, que liga a Avenida Martin Luther com a Avenida das Flores contemplando três vias de circulação de veículos, sistema cicloviário, calçadas no padrão existente com acessibilidade, ajardinamento e urbanização. Também contempla passagem de nível entre o final da Avenida Martin Luther com o início da 4ª Avenida, passando abaixo da Avenida dos Estados. No centro desta conexão será implantada a Praça do Cidadão, onde no futuro, comportará o Paço Municipal. O início das desapropriações desta etapa está previsto para este ano e as obras para o ano que vem.

Terceira Etapa: Inicia na Rua 3.020 e termina na Rua 3.300, passado pela Rua 3.198 e Rua 3.208, contemplando três vias de circulação de veículos, estacionamento em ambas as laterais, sistema cicloviário, paradas de ônibus cobertas, calçadas no padrão existente com acessibilidade, ajardinamento e urbanização. Além do sistema viário será implantado nas áreas remanescentes das desapropriações, pequenas áreas verdes, espaço de convivência e parques infantis. Contempla também obras de entorno ao eixo principal, como reurbanização da Rua 3.198 criando via local com calçadas amplas.

O projeto também prevê a reurbanização da Rua 3.100, tornando mão única com três vias de circulação de veículos, estacionamento em ambos os lados, ciclovia e calçadas acessíveis, arborização, paradas de ônibus e com equipamentos urbanos. Adequação da 3ª Avenida entre o trecho da Rua 3.000 com a Rua 3.300, implantando as quatro vias de veículos, estacionamento em ambos os lados, sistema cicloviário, paradas de ônibus cobertas, calçadas no padrão existente com acessibilidade, ajardinamento e urbanizadas. Os processos de alteração do projeto e desapropriações iniciam no segundo semestre de 2017 com previsão para iniciar as obras no segundo semestre de 2018.

Quarta Etapa: Inicia na Rua 3.300 e termina na Rua 3.700, passado pela Rua 3.208 e Rua 3.780, contemplando duas vias de circulação de veículos, estacionamento na lateral, sistema cicloviário, paradas de ônibus cobertas, calçadas no padrão existente com acessibilidade, ajardinamento e urbanizadas. Além do sistema viário será implantado nas áreas remanescentes das desapropriações, pequenas áreas destinadas a praças verdes, áreas de convivência e parques infantis.

Contempla também obras de entorno ao eixo principal, como reurbanização da Rua 3.300, com criação de Ponto de Atendimento ao Turista no acesso da BR-101 com o município. Terminal de ônibus urbano na junção da Rua 3.780 com a Rua 3.700, reurbanização entre a Rua 3.780 e a Rua 3.790, reurbanização da Rua 3.700, desde a Avenida Brasil até o encontro da Rua Dom Afonso com a 5ª Avenida e criação de uma praça juntando a lateral leste, área abaixo do viaduto da BR-101 e lateral oeste. Os processos de alteração do projeto e desapropriações iniciam no segundo semestre de 2017 com previsão para iniciar as obras no segundo semestre de 2018.

 

Posts Relacionados

Aurora Coop é premiada no 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas

Grupo Koch marca presença no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, a APAS SHOW

Encontro Criativo recebe arquiteto para tratar do tema ‘Sustentabilidade Premiada’

Atletas de Florianópolis fazem vaquinha para participar de campeonato no Havaí

FIESC apresenta em Brusque programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

Fazzenda Park Resort investe em nova capacitação para colaboradores

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil em Blumenau

Balneário Camboriú continua recebendo doações para comunidades afetadas no RS