Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Prefeitura esclarece questões sobre esgoto da Praia de Laranjeiras

Prefeitura esclarece questões sobre esgoto da Praia de Laranjeiras

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) determinou que o curso de água que desemboca perto do calçadão da Praia de Laranjeiras e corre para o mar não seja interrompido. Como há suspeita de contaminação com esgoto clandestino no local, a água empoçada está sendo retirada pela Empresa de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) por meio de caminhão próprio para isso. Uma comissão formada por órgãos da Administração Municipal, incluindo Emasa, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e Ministério Público estiveram no local para verificar a situação das ligações de esgoto, na tarde da última segunda-feira (8) e continuarão acompanhando de perto a questão.

A retirada da água acumulada é provisória, já que os moradores e comerciantes começaram a serem notificados para que liguem a rede coletora de esgoto de suas residências e estabelecimentos comerciais à rede da EMASA. Em 6 de outubro de 2017, começou a complementação da obra da rede coletora de esgoto da Praia de Laranjeiras. No serviço, foi implantada a tubulação no Morro de Laranjeiras, que liga a rede da praia à elevatória e irá transpor os efluentes até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Bairro Nova Esperança. Concluído no final de dezembro, o serviço será entregue oficialmente na próxima semana.

Desde 3 de janeiro, moradores e comerciantes estão recebendo uma correspondência informando que já podem ligar a rede coletora de esgoto de suas residências e estabelecimentos comerciais à rede da EMASA. O prazo a ligação é de 60 dias. Apesar de o prazo estar em andamento, o secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd, faz um apelo para que as ligações ocorram no menor tempo possível. “Para não termos problemas com a balneabilidade, é importante que os comerciantes e moradores façam a ligação o quanto antes, que olhem com carinho para a praia e evitem danos ao meio ambiente e ao turismo de nossa cidade”, disse o secretário.

Posts Relacionados

Aurora Coop é premiada no 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas

Grupo Koch marca presença no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, a APAS SHOW

Encontro Criativo recebe arquiteto para tratar do tema ‘Sustentabilidade Premiada’

Atletas de Florianópolis fazem vaquinha para participar de campeonato no Havaí

FIESC apresenta em Brusque programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

Fazzenda Park Resort investe em nova capacitação para colaboradores

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil em Blumenau

Balneário Camboriú continua recebendo doações para comunidades afetadas no RS