Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Primeira viagem internacional: veja 5 dicas para se preparar

Com um bom planejamento, dá para curtir sua primeira viagem sem preocupações e imprevistos; saiba como

Qualquer coisa feita pela primeira vez gera um frio na barriga. E, quando se trata de uma viagem internacional, a ansiedade pode ser ainda maior. Não só pela expectativa de conhecer outro país, com uma cultura totalmente diferente, mas também pelo medo de que algum problema ocorra no meio do caminho e nos impeça de viver isso.

 

E se eu esquecer algum documento? E se eu precisar voltar antes do previsto? Esses são questionamentos comuns na cabeça de quem vai ao exterior pela primeira vez. Porém basta fazer um bom planejamento para não precisar ficar com a cabeça cheia de preocupações. Preparamos cinco dicas para você fazer sua primeira viagem internacional com tranquilidade:

 

  1. Separe os documentos com antecedência

Essa é a fase mais importante da preparação para a viagem, pois sem ela não será possível chegar ao destino escolhido. O passaporte precisa ser solicitado com antecedência, já que é preciso marcar uma data de entrevista em um posto da Polícia Federal e esperar o prazo de emissão. Alguns países pedem que ele tenha um mínimo de seis meses de validade.

 

Junto do passaporte, outros documentos – que também demandam certo tempo para serem emitidos – podem ser necessários, como um visto de entrada e permanência e o Certificado Internacional de Vacinação (CIVP). Ou seja, nada de deixar para a última hora, hein?

 

  1. Prepare o orçamento

Para não passar nenhum perrengue financeiro, é importante estabelecer um orçamento antes de viajar. Calcule tudo o que você vai gastar com alimentação, hotel, passeios e transporte, e deixe reservado um valor extra para imprevistos.

 

Lembre-se que alguns lugares aceitam apenas dinheiro em espécie. Como não é tão interessante depender de transferências internacionais, que demoram mais para serem validadas, vale acompanhar a cotação do dólar real para pegar as melhores conversões antes da viagem.

 

  1. Organize o roteiro

Essa é uma das partes mais divertidas da viagem e que vale a pena ser feita antes do embarque. Pesquise bastante sobre o local e organize em uma tabela todas as informações, datas e valores dos lugares que você quer visitar. Além de diminuir a insegurança com a primeira vez, isso ajuda a controlar gastos desnecessários.

 

  1. Faça um seguro-viagem

Por mais que você se prepare, imprevistos e acidentes podem acontecer com qualquer um. Por isso, é muito importante fazer um seguro-viagem. Inclusive, essa é uma medida obrigatória para alguns destinos.

 

Existem seguros que cobrem doenças e acidentes graves a preços acessíveis. Dica: consulte sua seguradora do cartão de crédito para checar se você tem esse benefício disponível no seu plano.

 

  1. Não gaste tempo no aeroporto

Por fim, é interessante verificar com antecedência informações e procedimentos que podem ser realizados em casa, antes mesmo da sua viagem, para não gastar tempo no aeroporto.

 

Procure fazer o check-in online, chegue cedo na sala de embarque e não deixe de pesquisar antes quais itens são proibidos pela companhia aérea na bagagem de mão e na despachada. Depois disso, é só relaxar e curtir seu passeio. Boa viagem!

créditos:iStock

Posts Relacionados

Vai aí um pastel sabor de vento?

Diário da Cidade

Sodiê Doces lança linha Bolos Regionais celebrando sabores do Brasil

Diário da Cidade

Miss Flamengo detona artistas famosos que estão no Rio Grande do Sul: “bando de sanguessugas”

Teatro de Balneário Camboriú recebe espetáculo A Bela e a Fera nesta sexta

Teatro Municipal de Itajaí sedia espetáculo João e o Pé de Feijão neste domingo (19)

De Deborah Secco a Carol Paiffer, as mulheres que são destaque no Empreende Brazil Conference

Restaurante de Itapema faz da gastronomia uma obra de arte

SHED apresenta festa neon com show da dupla Danilo & Davi nesta sexta-feira

Joinville (SC) recebe evento nacional sobre produção artesanal de cerveja a partir de amanhã (16)

Decoração escandinava: quais as características e como aplicar na casa