Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Programa Conta Pra Mim volta aos bairros de BC nesta segunda-feira

O Programa “Conta Pra Mim” que promove a literacia familiar através da leitura de histórias; música e diversão, volta aos bairros de Balneário Camboriú, cumprindo novo cronograma, a partir de segunda-feira (07). O ônibus do programa visita um bairro por dia, recebendo as famílias, com lotação máxima de 12 pessoas por vez. O programa “Conta Pra Mim”, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Balneário Camboriú, é do Governo Federal e foi lançado no Município no fim de outubro de 2021.

Cumprindo todo protocolo determinado pela Vigilância Sanitária, em relação à pandemia do Covid 19, as famílias se encantam e participam desse momento mágico onde, junto a seus filhos, os pais lêem histórias infantis, contextualizada nesse ambiente lúdico. O interior do ônibus é todo preparado para esses momentos, com almofadas e decoração para que as famílias se sintam confortáveis e aconchegadas.

Nas terças-feiras, paralelamente à programação do ônibus, o Programa acontece na Biblioteca Municipal Machado de Assis, durante todo o dia, em espaço preparado para contação de histórias. Nos fins de semana o ônibus do Conta Pra Mim também integra as famílias. Aos sábados, das 9h às 15h, o ônibus fica estacionado na Praça da Bíblia, no Centro; e aos domingos, das 10h às 16h, na Praça do Pescador, no Bairro da Barra, Região Sul do Município.

Todo esse processo de literacia familiar, que é o conjunto de práticas e experiências relacionadas com a linguagem, a leitura e a escrita, que a criança vivencia com seus pais ou cuidadores, é acompanhado pelos professores, com especialidade em Literatura Infantil, Fábio Aurélio Castilho e Potyra Najara. Além do ônibus o Programa tem espaços próprios na Biblioteca Municipal Machado de Assis, e em duas unidades escolares de Balneário Camboriú: Centro Educacional Municipal Tomaz Francisco Garcia e o Núcleo de Educação Infantil Pão e Mel. Esses espaços serão criados também nas demais unidades escolares onde, passado esse período de pandemia, as famílias poderão interagir com suas crianças e adolescentes, através dos livros de histórias.

* Segue o cronograma junto as fotos.

Sobre o Programa

O Programa Nacional oferece todo o suporte, com materiais didáticos, vídeos explicativos, livros de histórias, vídeos de cantigas de rodas. Todo material voltado para a integração familiar.Literacia familiar é exatamente a integração; a conversa; a contação de histórias; a canção, entre a família. A primeira parte do Programa é um conjunto de vídeos explicativos, dirigidos às famílias e profissionais da Educação no site do MEC, apresentando os conceitos e práticas da Literacia Familiar. O Programa pode ser acompanhado através do link http://alfabetizacao.mec.gov.br/contapramim.

Posts Relacionados

Netmak transfere matriz para Camboriú e prevê chegar a R$ 45 milhões de faturamento

Edson Piriquito reverte inelegibilidade e poderá concorrer às eleições de 2024

Homem e travesti se envolvem em conflito por desentendimento comercial em Balneário Camboriú

Funcionário agredido no Hospital Ruth Cardoso por padrasto de criança internada

Caminhonete-fumacê percorre ruas do Bairro Nova Esperança na noite desta quarta

Sessão da Câmara de BC aprova veto e projeto de Concessão do Estádio Municipal

Balneário Camboriú é destaque no Campeonato Estadual de Judô

Balneário Camboriú recebe a Pastel, primeira Feira Vegana da cidade, neste sábado

Shows musicais serão realizados em Camboriú para ajudar o Rio Grande do Sul

Projeto incentiva ciências exatas entre meninas em Balneário Camboriú