Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Programa de inovação do transporte público lança novo Desafio do COLETIVO

A partir desta quarta-feira (7/7), os interessados já podem acessar o edital e fazer as inscrições

O programa de inovação em mobilidade urbana COLETIVO, criado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), lança esta semana o III Desafio do COLETIVO. A partir desta quarta-feira (7/7) estão abertas as inscrições para novos projetos, com objetivo de promover mudanças positivas na mobilidade urbana. Todos os projetos inscritos devem ter como foco a mobilidade urbana coletiva e apresentar soluções voltadas para a melhoria do transporte público no país, com foco no aumento dos clientes. Ao final do Desafio, os três primeiros colocados serão pré-incubados no hub de inovação da NTU.

O III Desafio do COLETIVO vai trabalhar com grandes temas da mobilidade urbana coletiva. Os inscritos deverão propor soluções voltadas para: meios de pagamento; sistemas de bilhetagem eletrônica; operação de transporte público; otimização de processos; fidelização do cliente; informação ao usuário e roteirização; geração de receitas extratarifárias; transporte sob demanda; mobilidade como serviço (MaaS); otimização do uso de dados (Big Data); além de soluções relacionadas à saúde e segurança.

Além de startups focadas em transporte público coletivo, o COLETIVO também pretende receber inscrições de grupos e profissionais de outros nichos de atuação, mas que apresentem soluções aplicáveis nas áreas da mobilidade urbana coletiva, como explica a coordenadora do programa de inovação, Mariana Amaral. “A intenção é ampliar o número de inscrições e diversificar os modelos de projetos inscritos”.

O III Desafio do COLETIVO será composto por três etapas principais: 1) Peneira – avaliação dos projetos inscritos e deferimento das inscrições pela equipe do COLETIVO; 2) Seletivas – apresentação e avaliação classificatória; e 3) Pitch day – apresentação e avaliação final.

Seletivas

Nas seletivas, os inscritos selecionados deverão realizar uma apresentação de no máximo cinco minutos dos projetos de inovação propostos à equipe do COLETIVO e aos membros do Conselho de Inovação da NTU. Para cada inscrito selecionado, uma data e horário serão atribuídos no período de 22 e 30 de setembro de 2021 para a apresentação dos projetos via videoconferência na plataforma Zoom.

Para a fase final serão selecionados os seis melhores projetos de inovação. Nesta etapa, serão avaliados o impacto na mobilidade urbana coletiva; a escalabilidade da solução; a rentabilidade do negócio; a replicabilidade; a relevância do problema; a adequação ao mercado; o time e capacidade de execução; o modelo de negócios; concorrência e diferencial competitivo; e o nível da inovação.

Etapa final

O Pitch Day, ou etapa final, será realizada de forma virtual no dia 23 de setembro de 2021, via plataforma Zoom, como parte da programação do Seminário Nacional da NTU. A apresentação de cada candidato (ou grupo) será feita no formato de Pitch e deverá durar no máximo cinco minutos. As apresentações deverão ser realizadas de forma oral, com slides e a exposição e/ou a explicação do funcionamento de um protótipo da solução. Após a apresentação, o participante deverá responder às perguntas feitas pelo júri e/ou encaminhadas pela plateia. O júri será composto por especialistas selecionados pelo COLETIVO.

Premiação

Os três primeiros colocados do III Desafio do COLETIVO terão o direito de participar da pré-incubação no Hub COLETIVO.

A pré-incubação de projetos oferecerá, durante o período de seis meses, o suporte para que os projetos de inovação se desenvolvam em termos técnicos, comerciais e administrativos, entre outros.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas a partir das 15h de hoje, 7/7, até o dia 20 de agosto, mediante preenchimento do formulário (https://forms.gle/Jo6UxjQRysgTF7K3A), disponível no sítio eletrônico do COLETIVO https://www.coletivo.org.br .

Cronograma do III Desafio Coletivo

ETAPAS

DATA

Período de inscrições

7 de julho a 20 de agosto de 2021

Deferimento das inscrições

21 de agosto de 2021

Peneira

22 a 30 de agosto de 2021

Publicação das inscrições selecionadas

1 de setembro de 2021

Seletivas

2 a 10 de setembro de 2021

Publicação dos participantes aprovados para a Final – Pitch Day

14 de setembro de 2021

Pitch Day para Conselho de Inovação e Parceiros do COLETIVO

23 de setembro de 2021

Sobre o COLETIVO

O programa de inovação surgiu para fomentar a evolução do transporte público coletivo, visando a mobilidade sustentável nas cidades, o desenvolvimento das pessoas e da qualidade de vida. Foi concebido para promover um ecossistema de inovação entre os principais públicos ligados à mobilidade urbana e, assim, desenvolver soluções inovadoras com foco no usuário do transporte coletivo urbano.

Posts Relacionados

Queijo representa 14% do consumo global lácteo; Confira receita da pizza de 4 queijos da Borda & Lenha

IFAT Brasil: Municípios com até 50 mil habitantes trabalham para cumprir prazo de encerramento dos lixões

Entenda a importância da segurança nas instalações de painéis fotovoltaicos

Diário da Cidade

JET gera novos empregos em SC e Porto Alegre; saiba mais

Exame com contraste: entenda como funciona e para que serve

Com Mercado Livre de Energia a economia na conta de luz pode chegar a até 40%

Galbani, a marca número 1 de queijos na Itália chega ao Brasil

Portos RS se consolida como hub tecnológico portuário na América Latina

4 dicas para comprar aparelhos eletrônicos usados pela internet

Destinos brasileiros para conhecer no outono