Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Programa Empreendedor Rural encerra sete turmas em Santa Catarina

Após 17 encontros, sete turmas já encerraram o Programa Empreendedor Rural (PER) em 2017 no Estado de Santa Catarina. A iniciativa é desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) e tem como objetivo principal trabalhar a gestão das propriedades e estimular o empreendedorismo no meio rural. “Ficamos satisfeitos em ver o interesse pela qualificação e expansão de conhecimentos voltados ao agronegócio em todo o território catarinense”, afirma o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

Atalanta, Ituporanga, Witmarsum, Jupiá, Massaranduba, Videira e Iomerê são os municípios que tiveram a participação de 165 pessoas no PER, em parceria com os respectivos sindicatos rurais: Agrolândia, Ituporanga, Rio do Oeste, Galvão, Massarambuba e Videira. A formatura está prevista para dezembro, em São José/SC. A coordenadora estadual do programa Nayana Setubal Bittencourt explica que, em 2017, serão formadas 25 turmas e aproximadamente 600 participantes. “Desde 2007 foram executadas 209 turmas do Programa Empreendedor Rural em Santa Catarina, sendo que neste período concluíram o programa 3.819 produtores rurais”. Além disso, destaca que “o PER é um excelente incentivo para a permanência de jovens no campo, demonstrando as inúmeras opções viáveis para melhoria e expansão da propriedade”.

O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, observa que o programa também estimula o debate e a formação de lideranças. “A cada módulo, os participantes aprendem como calcular custos do processo produtivo e a elaborar projetos, administrando de maneira eficiente as propriedades rurais”.  

O programa é desenvolvido em 136 horas e mescla conteúdos técnicos de gestão e elaboração de projetos com conteúdos fundamentais para o desenvolvimento humano, estimulando a sucessão familiar e esclarecendo aspectos jurídicos relacionados às propriedades.

Ao final do programa cada participante elabora um projeto que tem como foco desenvolver ações que venham a melhorar a administração de suas empresas rurais, seja implantando uma nova atividade ou ampliando as já existentes. “São iniciativas que chegam para somar com visão de crescimento para garantir maior rentabilidade e sustentabilidade das propriedades. Todos esses avanços também refletem na qualidade de vida dos produtores rurais”, avalia o presidente do Conselho Administrativo do Sistema FAESC/SENAR, José Zeferino Pedrozo.

Posts Relacionados

Aurora Coop é premiada no 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas

Grupo Koch marca presença no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, a APAS SHOW

Encontro Criativo recebe arquiteto para tratar do tema ‘Sustentabilidade Premiada’

Atletas de Florianópolis fazem vaquinha para participar de campeonato no Havaí

FIESC apresenta em Brusque programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

Fazzenda Park Resort investe em nova capacitação para colaboradores

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil em Blumenau

Balneário Camboriú continua recebendo doações para comunidades afetadas no RS